Vazamento Enem 2025? MEC anula 3 questões e aciona investigação da PF

Polícia Federal investiga uso de informações de pré-testes em vazamento de itens do Enem

Por Júlia Naomi.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio e o acionamento de uma investigação da Polícia Federal na tarde desta terça-feira (18), após relatos de antecipação de questões similares em uma live no YouTube. Na noite de segunda-feira (17), participantes já levantavam suspeitas de vazamento do Enem nas redes sociais.

Ministério da Educação (MEC) anuncia anulação de três questões do Enem. PArticipantes levantam suspeitas de vazamento desde a noite de segunda-feira (17). Foto: Angelo Miguel / MEC

Segundo comunicado do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, a Polícia Federal investiga eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida. Além disso, reafirma a "isonomia, lisura e validade do Enem 2025".

"O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame", diz o órgão.

Como começaram as suspeitas de vazamento do Enem?

Edcley Teixeira, que vende materiais de mentoria para vestibulandos e se apresenta como um estudante de Medicina, transmitiu ao vivo, no dia 11 de novembro, a resolução de cinco questões muito similares às que constavam no segundo dia de aplicação do exame (16 de novembro, último domingo).

Em suas redes sociais, o "mentor" já contou diferentes versões sobre como teria feito a "previsão" das questões, dentre as quais, afirmou ter memorizado questões do Prêmio CAPES Talento Universitário, prova que premia estudantes de graduação e supostamente seria utilizada como base para futuros itens do Enem.

Foto: Reprodução

Segundo Edcley, ele utiliza as questões do prêmio como inspiração e defende seu material de ensino como autoral. O Inep afirma que nenhuma das questões antecipadas era igual às do Enem 2025 e que, na divulgação observada nas redes sociais, "foram identificadas similaridades pontuais entre os itens". Ainda assim, a comissão assessora responsável pela montagem das provas optou pelas anulações.

O Inep não confirma essa função para a prova mencionada por Edcley. Ainda assim, o órgão afirma que a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia de avaliação empregada no Enem, exige que as questões sejam previamente testadas. Também explica que os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a integrar o Enem em alguma edição.

Edcley Teixeira afirma ter descoberto padrão do Enem com "algoritmos" e "engenharia reversa"

Em outro vídeo, Edclay nega a versão sobre a participação no prêmio da CAPES e afirma que desenvolveu "algoritmos exclusivos" a partir de análises do método TRI, feitas ao longo de mais de 10 anos. Ele relata ter descoberto o padrão de questões por meio de uma "engenharia reversa", que afirma ser muito utilizada na prática de medicina.

Além disso, alega ter observado as chamadas públicas com os nomes dos elaboradores das questões do Enem e estudado artigos científicos publicados por eles. Segundo Edcley, estas pessoas costumam ser professores universitários e pesquisadores, que tendem a querer "reciclar" os próprios trabalhos.

"Óbvio que vou acertar o Enem inteiro. O Enem inteiro é repetido. Eu descobri o padrão. Sabe quantas pessoas elaboram o Enem? 25 pessoas. Elas estão no Inep desde 2009. Sigam na rede social. Você vai conseguir saber no que elas estão pensando", afirma.

O Inep ainda não informou oficialmente quais questões do Enem 2025 serão anuladas. No entanto, participantes do exame indenficicaram cinco questões do exame com bastante semelhança com as antecipadas pelo pelo "mentor". Desse modo, há probabilidade de que os itens anulados estejam entre elas.

O gabarito oficial das provas de Ciências da Natureza e Matemática, correspondentes ao segundo dia de aplicação do Enem 2025, será divulgado na quinta-feira, 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra, e tornou feriado nacional.

Veja questões antecipadas em live do YouTube

Fotossíntese - Live no YouTube

Foto: Reprodução

Fotossíntese - Enem 2025

Foto: Reprodução

Live no YouTube - Espécies

Foto: Reprodução

Espécies - Enem 2025

Foto: Reprodução

Live no YouTube - Nível sonoro

Foto: Reprodução

Enem 2025 - Nível sonoro

Foto: Reprodução

Live do YouTube - Faixa etária

Foto: Reprodução

Enem 2025 - Faixa etária

Foto: Reprodução

Live do YouTube - R$ 60 mil

Foto: Reprodução

Enem 2025 - R$ 60 mil

Foto: Reprodução

Live do YouTube - Fábrica de tijolos

Foto: Reprodução

Enem 2025 - Fábrica de tijolos

Foto: Reprodução

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.