Impedida de estudar na juventude, idosa é aprovada em universidade federal na Bahia

Impedida pelo marido de estudar na juventude, Josélia Santos da Silva, de 65 anos, voltou à sala de aula quatro décadas depois

Por Bruna Castelo Branco.

Impedida pelo marido de estudar na juventude, Josélia Santos da Silva, de 65 anos, voltou à sala de aula quatro décadas depois e se tornou a mais nova universitária da Bahia. Ela foi aprovada no curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A conquista ocorreu após a conclusão do Ensino Médio no Colégio Estadual Luiz José de Oliveira, localizado no bairro da Fazenda Grande I, em Salvador.

Impedida pelo marido de estudar na juventude, Josélia Santos da Silva, de 65 anos, voltou à sala de aula quatro décadas depois. | Foto: Arquivo Pessoal/SEC

Moradora da Fazenda Grande 4, Josélia havia abandonado os estudos ainda na 7ª série do Ensino Fundamental e passou 43 anos longe da escola. Em 2022, incentivada pela filha e pelos netos, matriculou-se na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para retomar a formação. Agora, se prepara para iniciar os três anos de graduação.

“Quando minha filha viu minha aprovação, foi uma alegria imensa”, comemorou.

A filha, Jovelina Santos da Silva Uzêda, auxiliou no processo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Minha mãe sempre gostou de estudar e não queria parar. Quando ela soube das oportunidades do Sisu, me pediu para fazer a inscrição e eu acompanhei todo o processo”, relatou.

A neta Emília Santos da Conceição Silva, estudante do 8º ano, afirmou que a avó é fonte de inspiração. “Eu fiquei muito feliz com a aprovação. Ela é a minha grande inspiração para seguir meus estudos e alcançar a faculdade daqui a alguns anos”.

A neta Emília Santos da Conceição Silva, estudante do 8º ano, afirmou que a avó é fonte de inspiração. | Foto: Arquivo Pessoal/SEC

Após três anos de dedicação, Josélia também destacou o apoio dos professores da escola na preparação para o Enem. O vice-diretor da unidade, Jairo Oliveira Ramos, ressaltou o comprometimento da estudante. “Ela sempre teve uma presença sólida e um olhar voltado para o futuro. Isso ficava claro na forma como se relacionava com professores e colegas, sendo sempre pontual e muito participativa nas aulas”, afirmou.

Prestes a iniciar a rotina acadêmica na UFRB, Josélia deixa uma mensagem para quem pensa em desistir dos estudos: “O segredo é não parar de estudar, ler sempre e não parar no tempo. Depois de 43 anos fora da escola, abracei a oportunidade que tive e alcancei meu objetivo”.

Educação de Jovens e Adultos na Bahia

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada a estudantes a partir de 15 anos (Ensino Fundamental I e II) e a adultos a partir de 18 anos (Ensino Médio). Segundo a Secretaria da Educação da Bahia, mais de 77 mil alunos estão matriculados na rede estadual.

Para se inscrever, é necessário comparecer a uma unidade escolar com RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar.

Após três anos de dedicação, Josélia também destacou o apoio dos professores da escola na preparação para o Enem. | Foto: Arquivo Pessoal/SEC

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.