GCM oferece aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres no Carnaval
O curso de defesa pessoal da GCM tem vagas limitadas a 20 participantes, e a idade mínima é de 18 anos
Por Lucas Pereira.
A Guarda Civil Municipal (GCM) abriu inscrições para uma oficina intensiva de defesa pessoal voltada para mulheres. As aulas acontecem nos próximos dias 18 e 20 de fevereiro, das 13h às 17h, na sede da GCM, na Avenida San Martin. A capacitação ensinará técnicas essenciais para evitar situações de risco, especialmente durante o Carnaval.
![O curso da GCM irá abordar movimentos de defesa pessoal e dicas para o Carnaval. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS](https://adm.aratuon.com.br/assets/77801226-ca24-495b-b440-a7c300a9aadc.jpeg?width=1280&format=webp&)
O curso da GCM irá abordar movimentos de defesa pessoal e dicas para o Carnaval. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
As interessadas podem se inscrever pelo e-mail defesapessoal.gcms@salvador.ba.gov.br. O curso tem vagas limitadas a 20 participantes, e a idade mínima é de 18 anos.
O treinamento terá foco total na prática, garantindo que as participantes saiam preparadas para se proteger. Além disso, a iniciativa servirá como um "esquenta" para a primeira turma do curso completo de defesa pessoal, que terá início em março de 2025. As inscrições serão divulgadas em breve.
O coordenador de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo, explica que a iniciativa não se trata de um curso convencional, mas de um "intensivão" voltado para o Carnaval. O objetivo é ensinar como escapar de situações como beijos forçados, puxões de cabelo e outras situações de risco comuns em festas e grandes eventos.
“A oficina dá às mulheres mais uma ferramenta de autoproteção. Além das técnicas físicas, também abordamos prevenção, como não andar sozinha a banheiros, evitar deixar copos desprotegidos e sempre estar atenta ao ambiente”, destacou Azevedo.
![O objetivo é ensinar como escapar de situações como beijos forçados, puxões de cabelo e outras situações. Foto:Ilustrativa/Freepik](https://adm.aratuon.com.br/assets/7789c658-5c32-45b1-8337-67ccb12f3d6d.jpg?width=1280&format=webp&)
O objetivo é ensinar como escapar de situações como beijos forçados, puxões de cabelo e outras situações. Foto:Ilustrativa/Freepik
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).