Fies terá metade das vagas para beneficiários do CadÚnico, anuncia MEC
Trata-se do Fies Social, lançado em 2024
Das 112.168 vagas ofertadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), metade - mais de 56 mil - será destinada a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação (MEC).
Trata-se do Fies Social, lançado em 2024, que permite financiar até 100% dos encargos educacionais e reserva cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. Segundo dados do MEC, 39.419 estudantes migraram do Fies convencional para o Fies Social apenas no primeiro semestre de 2024.
Criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo financiar cursos de graduação em instituições privadas que participam do programa e apresentam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Desde 2018, o Fies oferece condições mais acessíveis, como juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. “Essa iniciativa visa ampliar o acesso ao ensino superior, especialmente para estudantes de baixa renda”, destacou o MEC.
+ Cliente acusada de racismo em pet shop não é juíza, mas sim funcionária de hospital em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).