Enem: filho de baiana de acarajé e soldador é 1º colocado em medicina na Ufba

Jovem de 19 anos estudou por conta própria e montou uma rotina disciplinada

Por Da redação.

Aos 19 anos, Davi Rocha transformou a própria história em um exemplo de como a educação pública pode abrir caminhos e transformar vidas. Egresso do Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, em Arembepe, no município de Camaçari, o estudante ficou em primeiro lugar na modalidade LI-EP, que garante uma vaga no curso de Medicina, o mais concorrido da Universidade Federal da Bahia (Ufba), para estudantes oriundos de escola pública, independentemente de renda familiar.

Foto De Arquivo Pessoal De Davi Rocha

Filho de um soldador e de uma baiana de acarajé, Davi acompanhou de perto a rotina de trabalho dos pais, aprendendo, desde cedo, o valor da resistência e do trabalho.

+Quando sai o resultado do Prouni 2026? Veja cronograma

O estudante concluiu o Ensino Médio em 2024 e guarda recordações de professores que sempre o apoiaram. Naquele ano, sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não foi suficiente para passar em Medicina. Ele persistiu e, com a base adquirida na escola, estudou sozinho durante todo o ano de 2025, alcançando a nota que lhe garantiu a vaga tão sonhada no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2026.

+Sisu, Prouni e Fies explicados: veja como ingressar no ensino superior

Medicina na Ufba

O interesse pela Medicina nasceu ainda na escola e foi alimentado pelo gosto pelos estudos e por um desejo de evolução constante. “Queria uma profissão que me desafiasse e me fizesse evoluir sempre. A Medicina me motiva a estudar, pesquisar e ir além”, afirmou.

+Melhores universidades da Bahia: Veja ranking e como ingressar

A rotina disciplinada incluiu estudo diário, prática de atividades físicas para manter o equilíbrio emocional e apoio constante à família. Nos fins de semana, Davi ajudava os pais na venda de acarajé, em Arembepe. Experiência que reforçou a responsabilidade e a determinação para seguir firme no objetivo acadêmico.

Na escola, o comprometimento sempre foi evidente. A diretora Guilhermina Silva Souza destaca a trajetória do então aluno. “Davi sempre foi dedicado e tranquilo. A aprovação em Medicina, um curso tão concorrido, reflete o esforço pessoal, o apoio familiar e o trabalho da escola pública, que forma jovens capazes de transformar a própria realidade e a da comunidade”, ressaltou.

Jovem de Cajazeiras passa em 1º lugar em Medicina na USP

Outro caso que trouxe orgulho para os familiares e amigos foi o do jovem Wesley de Jesus, de 22 anos. O morador de Cajazeiras, em Salvador, conquistou o 1º lugar no curso de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), no campus de Ribeirão Preto

Wesley De Jesus, Jovem Morador De Cajazeiras, Em Salvador, Passou Em 1º Lugar Na Usp

O resultado foi alcançado após uma preparação marcada por estudos solitários, feitos em casa e sem acesso a cursinhos ou escolas privadas.

Filho de um pedreiro e uma trabalhadora doméstica, ambos vindos do sertão baiano, Wesley cresceu em uma família de poucos recursos financeiros, mas com incentivo constante à educação. A decisão de cursar Medicina surgiu ainda na infância, a partir das idas frequentes ao hospital por conta de crises de asma.

A preparação para o vestibular durou dois anos. Sem computador, Wesley utilizou um celular antigo como principal ferramenta de estudo. A rotina começava às 5h da manhã e seguia até a noite, em uma mesa improvisada que servia como sala de aula e biblioteca.

O esforço resultou em um desempenho de destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com acerto de todas as questões de Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.