Em período de férias escolares, pedagoga dá dicas de como distrair crianças
Além de atividades de lazer e um descanso merecido, é preciso também não esquecer os estudos e focar em conteúdos e disciplinas que "deram problema" ao longo do ano
Com a chegada dos festejos de fim de ano, chegam também as férias escolares, momento de descanso e lazer para crianças e jovens. Com esse movimento diferente e mais tempo livre, é preciso planejar atividades e a família tem grande importância nisso, segundo explica a pedagoga Cássia Santos.
“Devemos lembrar que as crianças precisam dar uma pausa na rotina diária, para que eliminem as tensões do ano letivo. Toda ocupação nesse momento deve ser moderada e o adulto precisa deixar que a criança tenha tempo para ela realizar o que deseja como: assistir aos filmes e séries preferidas, jogar no celular, conversar e brincar com os amigos, ou seja, um momento livre, em que elas decidam o que vão fazer", explica.
Ela recomenda que se priorizem as atividades que desenvolvam habilidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas. "Jogos, pinturas, leituras, corridas, atividades ao ar livre são excelentes para despertar o senso de direção, a sociabilidade, a confiança e interação de modo geral", destaca Cássia.
Mesmo nas férias, a especialista explica que os estudos não podem ser esquecidos ou apartados da rotina, dando atenção a disciplinas e conteúdos que a criança tenha apresentado muita dificuldade ao longo do ano.
"Nesta situação é importante conversar com a criança explicando a necessidade do reforço escolar em período de férias, para que no próximo período letivo ela não venha a ter as mesmas dificuldades em seu desenvolvimento. Podendo organizar um cronograma de reforço mais ameno, com tempo também para a criança se sentir de férias e não impactar com o seu bem-estar físico, emocional e cognitivo", pontua a pedagoga.
LEIA MAIS: Ortopedista de coluna explica como exercícios de fortalecimento ajudam a prevenir lesões
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!