Economia

Produção baiana de grãos em 2022 deve ser maior que recorde de 2021; soja é destaque

Por outro lado, o tomate, o cacau e a batata inglesa terão quedas na produção; banana também poderá cair, mas ainda bate recorde de 2021

Por Da Redação

Produção baiana de grãos em 2022 deve ser maior que recorde de 2021; soja é destaqueilustrativa/Pexels

A quarta estimativa para a safra baiana de cereais, leguminosas e oleaginosas (também conhecidos como grãos) prevê, em abril, que a produção deve chegar a 11.158.434 toneladas neste ano de 2022. Isso representa um aumento de de 654.052 toneladas em relação a 2021, quando o estado já bateu o recorde com 10.504.382 toneladas.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve uma nova revisão positiva na previsão anual da safra de grãos, na passagem de março para abril, de mais de 30 mil toneladas. Ela foi puxada pela soja (mais 30 mil t). Além disso, o aumento da previsão da safra da mamona (mais 8 mil t) também contribuiu para o resultado positivo.


SOJA


A soja é o produto com maior volume colhido dentre todos os pesquisados sistematicamente pelo IBGE na Bahia. Em 2022, com um recorde de 7,110 milhões de toneladas, deve responder por 63,7% da safra de grãos do estado.


A perspectiva de alta na sojicultura, em abril, também se dá em razão do maior rendimento médio frente ao previsto em março. A área plantada se manteve estável entre os dois meses: 1,790 milhão de hectares.


Esse aumento é percebido principalmente porque a produção baiana de soja não está sofrendo os efeitos adversos da estiagem tanto quanto a dos estados do centro-sul do país - aqui, os plantios são concentrados no oeste do estado.


NACIONAL


Em nível nacional, a estimativa de abril para a safra de grãos 2022 também é de um novo recorde, de 261,5 milhões de toneladas,8,3 milhões de toneladas a mais que 2021. A partir das informações desta quarta estimativa, a Bahia seguirá tendo, em 2022, a sétima maior produção de grãos do país, respondendo por 4,3% do total nacional.


O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) é realizado mensalmente pelo IBGE. O grupo de cereais, leguminosas e oleaginosas (grãos) engloba arroz, milho, aveia, centeio, cevada, sorgo, trigo, triticale, amendoim, feijão, caroço de algodão, mamona, soja e girassol.


OUTROS


A previsão continua de que, em 2022, 13 das 26 safras de produtos investigadas pelo LSPA na Bahia sejam maiores que as de 2021. Apesar de a produção baiana de banana ter apresentado revisão negativa em abril (-7 mil toneladas), caindo para 904,3 mil toneladas, ela ainda é 2,9% maior que a do ano passado, que foi de 878,5 mil toneladas.


O crescimento absoluto esperado na produção de soja em relação ao ano passado (+276 mil toneladas) é o maior no estado, seguido pelo milho 1ª safra (+200 mil toneladas) e pelo algodão herbáceo (+110,9 mil toneladas).


Por outro lado, o tomate (-30,2 mil toneladas ou -14,5%), o cacau (-18,6 mil toneladas ou -12,8%) e as três safras de batata-inglesa (-11 mil ou -8,5%) lideram as quedas absolutas de produção.



Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos! 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.