Linha de Frente: superintendente da Abase destaca força do varejo baiano
Superintendente da Abase, Mauro Rocha, falou sobre a força do varejo baiano em entrevista ao Linha de Frente
Por Juana Castro.
"As empresas baianas estão em pé de igualdade com as multinacionais", afirmou o superintendente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), Mauro Rocha, em entrevista ao programa Linha de Frente, da TV Aratu, nesta terça-feira (5). Ele comentava, na ocasião, sobre a SuperBahia 2025 - maior evento de varejo de alimentos do Norte e Nordeste -, que começa nesta quarta-feira (6), em Salvador.
Na entrevista conduzida pelo jornalista Pablo Reis, nos estúdios da emissora, Rocha também falou sobre inflação, tecnologia e mão-de-obra, entre outros assuntos.
"Não há interesse em aumentar preço", diz superintendente da Abase
Segundo o superintendente, o supermercadista, lojista e/ou dono de supermercado quer fidelizar o cliente para que ele volte sempre. Logo, "não há interesse nenhum em ficar aumentando preço" dos itens, o que pode ocorrer circunstancialmente. "É preciso ter uma inteligência de mercado por trás disso para colocar a melhor oferta", disse.
"Hoje, todo mundo está brigando para levar o melhor preço ao seu consumidor. O que vale é o giro do produto na gôndola. Ganha o supermercadista e o consumidor", destacou. "Aquele negócio da época de Sarney [inflação constnte] era a pior coisa do mundo", completou.
'Informalidade é ruim para todo mundo', diz superintendente
Mauro Rocha também destacou a importância da formalização e da gestão de estoque. "A informalidade é ruim para todo mundo", afirmou.
Para englobar o assunto, a SuperBahia contará com uma palestra sobre nota fiscal fácil, com o intuito de o pequeno empresário se formalizar e fazer a gestão adequada do seu estoque.
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Superintendente da Abase fala sobre expansão do varejo
Questionado sobre o crescimento de redes atacadistas e varejistas na Bahia, o superintendente avaliou que essa transformação amplia o acesso a produtos com melhor custo-benefício. “Isso veio pra transformar. Entrega uma oportunidade melhor de preço em alguns produtos. Houve uma expansão muito grande até pela questão social do nosso país”, explicou.
“As lojas de supermercado estão evoluindo e conseguindo competir em várias categorias. O varejo está sempre em evolução. A tecnologia tem evoluído muito. A gente percebe que o varejo é muito rico e muito dinâmico”, afirmou.
Inteligência artificial no varejo é diferencial, afirma superintendente da Abase
Rocha também comentou o uso crescente de tecnologia no setor. “A inteligência artificial chegou também no varejo e dá uma maior autonomia ao consumidor. A empresa também tem como acompanhar a concorrência em tempo real. Você vai conseguir transformar a sua empresa de forma muito mais rápida”, disse.
“Hoje o que a gente tem de maior valor é o nosso tempo e o lojista pensa nisso. O self checkout é isso”, acrescentou, referindo-se ao autoatendimento nos caixas.
Brasil carece de mão de obra capacitada, segundo superintendente da Abase
Por fim, o superintendente da Abase apontou a qualificação de profissionais como um dos grandes desafios do setor supermercadista. “É uma carência não só no nosso estado, mas no Brasil. A gente tem buscado é treinar e capacitar a mão de obra, principalmente de jovens, para o primeiro emprego”, concluiu.
A íntegra da entrevista com Mauro Rocha irá ao ar em breve no canal do Linha de Frente no YouTube.
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