Feira Preta, Scream Festival e Pink Economy movimentam Doca 1 em novembro
Doca 1, no Comércio, em Salvador, terá agenda diversificada no mês de novembro; veja programação
Por Juana Castro.
O Doca 1 Polo de Economia Criativa, localizado no Comércio, em Salvador, apresenta uma agenda diversificada para novembro de 2025, concentrando eventos de diplomacia, tecnologia, empreendedorismo e cultura afro-brasileira. A programação enfatiza a conexão entre a ancestralidade local e o futuro global, dando destaque ao protagonismo preto e à economia LGBTQIAP+.
A agenda começou com o Fórum Nosso Futuro – França-Brasil, Diálogos com a África, realizado entre 5 e 8 de novembro. O encontro reuniu mais de 300 jovens, artistas e lideranças do Brasil, França e África para debater cidades inclusivas e sustentáveis. A programação de diplomacia incluiu um diálogo no Arquivo Público Municipal com o presidente francês Emmanuel Macron e a ministra da Cultura brasileira, Margareth Menezes.
Na sequência, o polo iniciou as celebrações do Mês da Consciência Negra com o projeto Dub É Massa no dia 9 de novembro, apresentando Dub/Reggae e uma Feira de Economia Criativa.
Empreendedorismo e cultura local no Doca 1
O foco no empreendedorismo ganha espaço com dois eventos gratuitos: o Pink Economy Experience, no dia 15 de novembro (sábado), que discutirá e impulsionará a economia LGBTQIAP+, e a Feira Sororidade, nos dias 18 e 19 de novembro, que reunirá 35 artesãs para fortalecer o empreendedorismo feminino e as redes de apoio.
A cultura local segue representada com a segunda edição da Resenha do Nei, evento de samba e pagode com apresentações de Dan Mocidade e outros artistas no dia 23 (domingo).

Scream Festival no Doca 1
O Doca 1 também recebe, pelo segundo ano consecutivo, o SCREAM Festival – Salvador Creativity and Media Festival, no dia 27 de novembro. Com o tema indústria criativa, a oitava edição do festival traz a prevê a participação de três mil profissionais para debater criatividade, comportamento e tecnologia.
O encerramento do mês será marcado pela chegada do Festival Feira Preta a Salvador, o maior festival de cultura negra da América Latina. O evento ocupará o Doca 1 e outros espaços do Comércio de 28 a 30 de novembro, com shows de Sued Nunes, Rachel Reis, Jau, Afrocidade, Edicity e DJ RDD, integrando a programação do Salvador Capital Afro.

Agenda de Destaque
- 15 de novembro (sábado): Pink Economy Experience (Entrada gratuita)
- 18 e 19 de novembro (terça e quinta-feira): Feira Sororidade (Entrada gratuita)
- 23 de novembro (domingo): Resenha do Nei (Ingressos: R$ 40 e R$ 60)
- 27 de novembro (quinta-feira): SCREAM Festival (Entrada gratuita)
- 28 a 30 de novembro (sexta a domingo): Festival Feira Preta (Entrada gratuita)
Acompanhe a agenda em @doca1ssa.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).