Copom define nova taxa Selic nesta quarta e juros devem aumentar em 0,5%
O mercado prevê mais um aumento, mesmo que de forma mais suave, o que elevará a Selic ao nível mais alto desde 2006
Por Da Redação.
A taxa básica de juros será anunciada nesta quarta-feira, a partir das 18h30, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).
O mercado prevê mais um aumento, mesmo que de forma mais suave, o que elevará a Selic ao nível mais alto desde 2006. Em outras palavras, o maior juro no Brasil nos últimos 19 anos.
Na quarta-feira, o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, estabelece a taxa de juros na economia de maior crescimento do país.
+ Como a Taxa Selic impacta na vida dos brasileiros?
+ BC eleva taxa básica de juros para 14,25%, maior nível desde 2016
De acordo com as previsões obtidas pelo boletim Focus do Banco Central, o mercado prevê que o Copom irá aumentar a taxa de juros em 0,5 ponto percentual nesta semana, chegando a 14,75% ao ano. Esta será a sexta elevação consecutiva da Selic, e a primeira redução após três elevações consecutivas de um ponto percentual cada.
Atualmente, a Selic se encontra em 14,25%, um nível similar ao da crise econômica desencadeada durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que foi deposta por impeachment em agosto de 2016. Independentemente do aumento anunciado nesta quarta-feira, a taxa básica alcançará o nível mais alto desde agosto de 2006, quando estava em 14,75%.
Além da magnitude do novo aumento, a atenção do mercado está voltada para as próximas ações do Banco Central. Conforme as projeções do último relatório Focus, os especialistas projetam um aumento adicional de 0,25 ponto em junho, chegando a 15%. A estimativa para a taxa Selic no final deste ano é de 14,75%. A estimativa para 2026 mantém-se em 12,50%.
Desde o anúncio de uma série de tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a incerteza tem dominado o cenário externo. Devido à incerteza sobre o futuro, eles indicam que o Copom vai deixar de seguir o chamado forward guidance (indicativo de próximos passos) após maio, em busca de maior flexibilidade para gerir a situação.
LEIA MAIS: PF cumpre mandado no Horto Florestal em ação contra o tráfico de drogas
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).