Complexo da BYD na Bahia será o maior da empresa fora da China; veja vídeos do projeto
Expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025
Foi com otimismo que o fundador e CEO da greentech BYD, Wang Chuanfu, anunciou a abertura do seu mais novo complexo industrial, situado em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, nesta segunda-feira (9/10). O polo da Bahia será o maior da empresa, fora da China.
[video width="1920" height="1080" mp4="https://aratuon.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Product-line-EN.mp4"][/video]
[video width="1280" height="720" mp4="https://aratuon.com.br/wp-content/uploads/2023/10/BYD-1.mp4"][/video]
[video width="1280" height="720" mp4="https://aratuon.com.br/wp-content/uploads/2023/10/BYD-2.mp4"][/video]
Em julho deste ano, a BYD anunciou o investimento de R$ 3 bilhões para instalar três linhas de produção diferentes dentro de um mesmo complexo fabril, em Camaçari. As três fábricas irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfato.
A partir de agora, a expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada próxima dos 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação. Para Chuanfu, o Brasil é um "mercado incrivelmente promissor e pode ser um exemplo para o mundo de que a eletrificação não só é possível, como também melhora a vida de todos aqui".
ENERGIA LIMPA E TECNOLOGIA
A oficialização da chegada da fabricante de carros de energia limpa no Nordeste brasileiro vem como um divisor de águas para a indústria automotiva nacional, que volta a investir e produzir na Bahia, desta vez fabricando veículos elétricos e híbridos com a mais alta tecnologia em um espaço simbólico e estratégico no estado. "Nossa missão de reduzir a temperatura da Terra em 1ºC tem uma profunda conexão com o Brasil”, destacou o CEO.
No evento, com a presença do vice-governador Geraldo Alckmin, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou um projeto de lei que será enviado para votação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), garantindo que os carros elétricos produzidos na Bahia, com valor de até R$ 300 mil, fiquem isentos do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).
VALE DO SILÍCIO BRASILEIRO
Em determinado momento, Wang Chuanfu afirmou que o grupo escolheu Camaçari com o objetivo de transformar o local no Vale do Silício, em alusão à região localizada na Califórnia, nos Estados Unidos, que se destaca por concentrar empresas de tecnologia
"Vamos instalar centro de pesquisa nessa cidade, desenvolver novas soluções para a transição verde e novos jeitos de movermos veículos. O Brasil se tornará uma referência mundial no setor", afirmou.
Conselheiro especial da BYD, Alexandre Baldy acrescentou ainda que já estão em desenvolvimento os estudos para o desenvolvimento de um motor híbrido flex à base de etanol, que possibilite o uso da energia que vem da cana-de-açúcar. "Será uma solução verde. Uma solução brasileira", destacou.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
Contribuindo para o fomento econômico do estado baiano, o novo complexo industrial vai gerar cerca de 5 mil empregos. A BYD também vai contribuir diretamente com o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais.
SOBRE A BYD
A BYD tem mais de 600 mil funcionários em todo o mundo, dos quais 90 mil são engenheiros de diversos segmentos diferentes e a marca conta também com 11 centros de pesquisa espalhados pelo globo. A empresa solicita uma média de 19 patentes por dia e, atualmente, possui 40 mil patentes registradas, das quais 28 mil em âmbito mundial. Os veículos eletrificados da companhia estão rodando em mais de 70 países e em 6 continentes há mais de dez anos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!