Clientes ainda têm R$ 8,7 bilhões em 'dinheiro esquecido' nos bancos; veja como consultar
Interessados em resgatar o "dinheiro esquecido" tem um prazo de seis meses para recorrer e receber o valor
Fonte: Ananda Costa
De acordo com levantamento realizado pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (8), clientes ainda têm R$ 8,7 bilhões em "dinheiro esquecido" em instituições financeiras. O prazo oficial para resgatar esses recursos terminou em 16 de outubro, e os valores foram transferidos ao Tesouro Nacional. No entanto, ainda há possibilidade de recorrer e receber o dinheiro.
Segundo o Ministério da Fazenda, os interessados têm um prazo de seis meses para entrar com pedido judicial para reconhecimento do direito aos depósitos. Caso contrário, os montantes serão incorporados de forma definitiva como receita orçamentária primária, contribuindo para o cálculo da meta de resultado fiscal.
A consulta deve ser feita exclusivamente pelo site oficial do Banco Central. Pessoas físicas, jurídicas ou mesmo herdeiros de falecidos podem verificar e solicitar os valores.
Prazo para sacar valores terminou 16 de outubro. Foto: Reprodução / Banco Central
O resgate exige o fornecimento de uma chave PIX para a devolução. Quem não tiver uma chave cadastrada deverá combinar diretamente com a instituição financeira uma alternativa de recebimento. No caso de valores relacionados a pessoas falecidas, o acesso é restrito a herdeiros, inventariantes, testamentários ou representantes legais, mediante apresentação de um termo de responsabilidade.
LEIA MAIS: Confira resultado da Quina e da Lotofácil desta quarta-feira
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).