Brasileira ganha maior prêmio de fotografia de partos do mundo com foto de bebê empelicado
A imagem, que venceu cinco categorias da premiação, mostra um evento raro: um bebê que nasceu envolto à bolsa amniótica, que aparece intacta
Uma fotógrafa brasileira de Minas Gerais, Paula Beltrão, ganhou o prêmio do International Association of Professional Birth Photographers (IAPBP) de 2023, considerado o Oscar da fotografia de partos, por uma foto de recém-nascido "empelicado".
A imagem, que venceu cinco categorias da premiação, mostra um evento raro: um bebê que nasceu envolto à bolsa amniótica, que aparece intacta. A fotógrafa ganhou os seguintes prêmios: Detalhes do Nascimento, Documentário, Escolha dos Jurados, Foto do Ano e “Good Awards”.
A foto foi feita após uma cesárea. Antes de ganhar o prêmio, a brasileira também foi destaque no Annual Birth Photography Image Competition. Em uma publicação no Instagram, Paula disse que estava emocionada com a conquista.
"Há 10 anos, eu escolhi mudar a minha vida completamente. Escolhi mudar de profissão e escolher algo que me fizesse sentido. Escolhi a fotografia! Escolhi fotografar partos em uma época em que ninguém nem falava sobre tal segmento. Escolhi deixar o coração falar mais alto e me levar a seguir neste segmento na certeza que minhas fotos, em algum momento, impactariam a sociedade e levaria a uma quantidade grande de pessoas uma nova visão sobre o nascer e sua potência! Hoje, 31/03/2023, minha foto foi eleita campeã! Eu ganhei o concurso da IAPBP (International Association of Professional Birth Photographers). Ganhei o Oscar da fotografia de parto. Sou campeã do maior concurso de fotografia de parto do mundo!".
Ela continuou: "Eu não tenho palavras para descrever minha alegria. Estou em êxtase por tudo. Eu me dedico muito à minha profissão e faço com muito amor todos os registros. Me sinto privilegiada demais em estar na ambiência do nascer e ser escolhida para registrar o momento mais íntimo e importante da vida de tantas famílias".
BEBÊ EMPELICADO
O nascimento de um bebê empelicado é considerado raro na obstetrícia. Isso acontece quando a bolsa amniótica, que protege e ajuda o bebê a se alimentar, não estoura quando a criança está prestes a nascer. Quando isso ocorre, a equipe médica fura o saco amniótico logo após o nascimento.
Esse tipo de parto, apesar de incomum, não traz riscos para mãe ou para o bebê.
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!