Cultura

Teatro do Subúrbio oferece apresentações e oficinas gratuitas em fevereiro

Festival de Teatro do Subúrbio acontece em bairros como Uruguai, Valéria, Periperi e Alto do Cabrito

Fonte:

Teatro do Subúrbio oferece apresentações e oficinas gratuitas em fevereiro Festival de Teatro do Subúrbio busca trazer em sua programação mais do que a encenação. Foto: Divulgação / Teatro do Subúrbio

De 5 a 9 de fevereiro, Salvador será palco da sexta edição do Festival de Teatro do Subúrbio, promovido pelo Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio. Com apresentações gratuitas, o evento ocupará diversos locais, como o Espaço Boca de Brasa/CEU de Valéria (Nova Brasília de Valéria), a sede do Grupo Cultural É Ao Quadrado (Alto do Cabrito), o Espaço Cultural Alagados (Uruguai), além de realizar intervenções artísticas na Praça do Uruguai e na Praça da Revolução, em Periperi. A programação inclui 17 apresentações de espetáculos e oficinas gratuitas.


Ao longo de suas edições, o festival já alcançou mais de 8 mil pessoas e se consolidou como uma importante plataforma para produções teatrais periféricas, promovendo a profissionalização de grupos locais e incentivando a formação de público. Este ano, o evento apresenta cinco espetáculos, três oficinas criativas e bate-papos com artistas, reafirmando seu compromisso em revelar talentos e ampliar o acesso à cultura nas comunidades menos assistidas.


Entre os destaques da programação está o espetáculo “Escarro Início”, de Leno Sacramento, que integra a trilogia “Encruzilhadas” e aborda o genocídio da população negra. O Grupo Novos Arteiros traz “O Cidadão de Papel”, inspirado no livro homônimo de Gilberto Dimenstein, abordando temas como respeito, tolerância e direitos humanos. Em “Maloquêro”, Jhoilson de Oliveira narra os desafios e preconceitos enfrentados por pessoas em situação de rua em Salvador.


Outro destaque é o espetáculo “São Tomé uma história e meia”, do Grupo Cultural Mamulengo, que utiliza o teatro de bonecos para tratar do racismo ambiental enfrentado por uma comunidade tradicional do subúrbio ferroviário de Salvador. Já o Grupo Cultural É Ao Quadrado apresenta “Era uma Vez o Brasil”, revisitando a história brasileira de forma crítica e lúdica. Nas praças do Uruguai e da Revolução, o palhaço Tiziu, interpretado por João Lima, apresenta o espetáculo de rua “O Circo de um Homem Só”, que combina humor e técnicas tradicionais de circo.


A programação do festival também inclui oficinas gratuitas, como “Confecção e Manipulação de Bonecos Mamulengo”, ministrada pelo Grupo Cultural Mamulengo (para jovens a partir de 16 anos, 15 vagas); “Teatrando”, com Leno Sacramento (para participantes a partir de 10 anos, 20 vagas); e “A Arte da Palhaçaria”, com João Lima (para jovens a partir de 16 anos, 20 vagas). As inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp (71) 99265-7867, informando nome completo, telefone, e-mail e endereço.


Com seis edições e mais de 8 mil pessoas alcançadas, o Festival de Teatro do Subúrbio. Foto: Divulgação 


LEIA MAIS: 'Ainda Estou Aqui' é indicado ao Bafta 2025, versão britânica do Oscar


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.