Escritor baiano Dias Gomes é o homenageado da Flipelô 2025
Flipelô realiza 9ª edição entre os dias 6 e 10 de agosto, no Pelourinho
Por Da Redação.
A maior festa literária da Bahia, a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), chega à sua 9ª edição entre os dias 6 e 10 de agosto, no Pelourinho, em Salvador. Este ano, o evento homenageia o romancista e dramaturgo baiano Dias Gomes.
Nascido em Salvador no dia 19 de outubro de 1922, Dias Gomes, assim como Jorge Amado, descobriu sua paixão pela escrita ainda na adolescência. Sua estreia no teatro profissional ocorreu em 1942, com a comédia ‘Pé-de-cabra’, encenada no Rio de Janeiro e posteriormente em São Paulo.
Em 1991, Dias Gomes foi eleito o sexto ocupante da cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo Adonias Filho. Sua posse foi realizada em 16 de julho daquele ano, com o discurso de recepção proferido por Jorge Amado, outro ícone da literatura baiana.
Uma de suas obras mais emblemáticas, a peça teatral ‘O Pagador de Promessas’ (1960), ganhou as telas do cinema em 1962, adaptada por Anselmo Duarte. O filme se tornou um marco na história do cinema nacional, sendo o primeiro brasileiro a ser indicado ao Oscar e o único a conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Curiosamente, o longa-metragem foi gravado no Pelourinho, local que também serviu de cenário para diversas obras de Jorge Amado, reforçando a conexão do bairro com a cultura e a arte.
A Flipelô é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, instituição cultural de caráter privado, sem fins lucrativos, e tem como principal mantenedor o Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Bahia. Além disso, tem o apoio do Grupo CCR, do Shopping da Bahia e da ITS Brasil.
Leia Mais: Casa do Benin recebe 'No Rastro de Estela', de Amanda Julieta
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).