Casa do Benin recebe 'No Rastro de Estela', de Amanda Julieta
A escritora e pesquisadora Amanda Julieta lança espetáculo no sábado (15)
Por Da Redação.
A escritora e pesquisadora Amanda Julieta lança no próximo dia 15 de março, às 16h30, na Casa do Benin, o livro "No Rastro de Estela". A obra de ficção em prosa aborda temas como amor entre mulheres, racismo, lesbofobia e o apagamento das histórias de pessoas negras no Brasil.
Inspirada na trajetória de sua tia-avó, a narrativa acompanha uma jovem soteropolitana que tenta reconstruir a memória de Estela, uma mulher negra e lésbica internada em um hospital psiquiátrico de Salvador no início do século 20. O livro mescla prosa e poesia para explorar as lacunas da história oficial e refletir sobre a memória coletiva.
O evento contará com um bate-papo sobre literatura e memórias de mulheres negras, com a participação da professora Rosinês Duarte, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A obra é publicada pela editora ParaLeLo13S, da livraria Boto-cor-de-Rosa.
Segundo Amanda Julieta, a ficção permite preencher os silêncios da história e lançar novas perspectivas sobre o passado e o presente. "Ainda há muito o que ser dito sobre o nosso presente, passado e futuro", afirma a autora, que é doutoranda em Literatura e Cultura pela UFBA.
O livro foi contemplado nos Editais Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e da Lei Paulo Gustavo. No lançamento, haverá distribuição gratuita de exemplares.
Lançamento do livro "No Rastro de Estela", de Amanda Julieta
Quando: sábado (15), às 16h30
Onde: Casa do Benin – Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho, Salvador
Mais informações: @queridajulieta (Instagram)
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).