Em processo de restauro, Palacete do Tira-Chapéu abre exposição para público da cidade
O público já pode conhecer um pouco mais sobre a história do local através de uma exposição no térreo, que pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h.
Um prédio imponente, localizado em uma região repleta da história da primeira capital do Brasil. Datado de 1914, o Palacete Tira Chapéu, que é vizinho da Câmara de Vereadores, do Palácio Rio Branco e da Prefeitura, está sob processo de restauração, mas reabriu ao público da cidade.
O local tem esse nome porque as pessoas costumavam tirar o chapéu para as autoridades, que abrigou a Associação de Empregados do Comércio da Bahia e estava fechado e abandonado há 15 anos. Mas, após a aposta do empresário Antônio Mazafera em transformar o local em uma oportunidade de negócio e resgate da história local.
“Aqui vamos construir um grande centro gastronômico nos moldes que se encontra em Lisboa. No térreo, restaurantes mais casuais, no primeiro piso e segundo andares estabelecimentos mais refinados e além disso, uma área para eventos”, afirma Mazafera, Ceo do grupo Fera.
Até ficar pronto, o trabalho por aqui precisa ser cuidadoso e seguir uma série de protocolos, uma vez que o palacete carrega parte da história de Salvador e deve ser preservada em cada detalhe. Em uma das salas, por exemplo, teto, pintura e piso precisam ser recuperados para ficar igual a obra original. “Temos que seguir as orientações do IPHAN e IPAC para não descaracterizar nada. Tudo feito com muito cuidado, sobretudo para resgatar o que tinha sido destruído pelo tempo”, informa o restaurador Wolney unes.
O trabalho de restauro na parte térrea do palacete já está 70% avançado e a previsão é de entregar essa primeira etapa em janeiro de 2023. Porém, o público já pode conhecer um pouco mais sobre a história do local através de uma exposição no térreo, que pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!