Maestro Fred Dantas fala sobre vida e carreira no Linha de frente; assista
Fred Dantas é fundador da Oficina de Frevos e Dobrados, filarmônica de notáveis contribuições para a cultura musical de Salvador e da Bahia
Natural da cidade de Urandi, no interior da Bahia, o maestro Frederico Meireles Dantas, mais conhecido como Fred Dantas, de 64 anos, participou do programa Linha de Frente, da TV Aratu. Na ocasião, falou sobre como foi mudar os planos da família ao desistir da medicina e ingressar no mundo artístico.
"Meu pai era uma espécie de sacerdote; [...] até hoje tenho uma carta dele falado que eu não cumpri nosso 'acordo de cavalheiros' [para cursar medicina]", disse ao jornalista Pablo Reis.
Porém, quando o patriarca viu que Fred levava jeito para a música, foi pessoalmente a uma loja de instrumentos na Praça da Sé, em Salvador, e comprou um "trombone de vara, vermelho, laqueado, lindo..." para presenteá-lo. Ele tinha por volta de 13 anos, à época.
A convivência com o padrinho, Vivaldo, também foi fundamental para desejar a música. "Ele tocava violão e a filharada tocava... Toda noite era uma festa!", lembrou.
Confira, abaixo, a íntegra da entrevista:
https://youtu.be/S90kunSkFn8
SOBRE
Fred Dantas é doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (2015), mestre em música, Etnomusicologia (1993), e graduado em Instrumento, trombone (1998) e Composição e Regência (1984), pela mesma universidade.
Ele também é integrante da Orquestra Sinfônica da UFBA como trombonista, membro da Academia de Letras e Artes de Salvador, onde ocupa a cadeira 28, cujo patrono é Anísio Teixeira.
Fundou em 1982 a Oficina de Frevos e Dobrados, filarmônica de notáveis contribuições para a cultura musical de Salvador e da Bahia. É criador e organizador, há 27 anos, do Encontro de Filarmônicas no 2 de Julho, além de reger a Orquestra Fred Dantas.
Em 1996, fundou a Escola Ambiental, projeto que vem preservando 43 hectares de mata atlântica, com três nascentes, no Litoral Norte da Bahia.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).