Durante o último dia do Festival Virada Salvador, que aconteceu nesta segunda-feira (1/1), no bairro da Boca do Rio, a cantora Daniela Mercury desabafou sobre a falta de representatividade das músicas dos blocos afro nas premiações de Carnaval da cidade. A última vez em que um bloco afro ganhou o prêmio de “Música do Carnaval” foi em 1995, com “Ara Ketu é Bom Demais”, da banda Ara Ketu.
Em 30 anos da premiação, apenas duas músicas de blocos afro foram escolhidas como “Música do Carnaval”. Além de “Ara Ketu é Bom Demais”, “Requebra”, do Olodum, venceu a competição, em 1994. Daniela também disse que, enquanto os blocos afro não forem reconhecidos, não irá mais participar das premiações carnavalescas, já começando por este ano:
“Enquanto as canções dos blocos afro não concorrerem conosco, enquanto as canções mais tocadas na cidade não concorram aos prêmios mais importantes da cidade. Vocês são o canto dessa cidade”.
Já faz 20 anos que Daniela não vence o “Música do Carnaval”. A última vez em que a cantora recebeu o reconhecimento foi em 2004, com “Maimbê Dandá”.
No Festival Virada Salvador 2024, Daniela Mercury disse que, enquanto os blocos afro não forem reconhecidos, não irá mais participar de premiações como "Música do Carnaval". Veja: pic.twitter.com/ix19v50Gqa
— Aratu On (@aratuonline) January 2, 2024
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!