São João em Lençóis: confira atrações e dicas de como chegar e onde ficar
Nomes como Flávio José, Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Estakazero e Adelmário Coelho estão confirmados na programação de 19 a 24 de junho
O “São JuOn” está percorrendo algumas cidades da Bahia que realizam o São João para passar as melhores dicas para você. Depois de passar por Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, entre outros municípios, continuamos nossa “tour” e desembarcamos em Lençóis, na Chapada Diamantina, a cerca de 430 km de Salvador.
Nesta época do ano, costuma fazer frio na região, então nada melhor que uma fogueira e um forrozinho em uma das regiões do estado mais procuradas por baianos e turistas.
Como chegar
Lençóis tem localização central na Bahia, está a 12 km da rodovia BR-242, que liga Salvador-BA à Brasília-DF.
- Carro: a principal via de acesso para Lençóis, saindo de Salvador, é a BR-324 até Feira de Santana. Depois, pegue o entroncamento com a BR-116 e, em seguida, a BA-052 até Ipirá. Ao chegar em Ipirá, pegue a saída para BA-233 até Itaberaba. Na sequência, acesse a BR-242 e siga até a entrada para Lençóis, na BA-144/BA-050. Confira no mapa.
- Ônibus: a empresa de viação Real Expresso realiza a viagem, com passagens a partir de R$ 113 e horários entre 8h e 22h45.
Onde ficar
Lençóis conta com mais de 5 mil leitos hoteleiros e extra hoteleiros distribuídos em mais de 200 meios de hospedagem. São cinco hotéis de alto padrão, além de pousadas, albergues, camping e casas de aluguel. Veja algumas opções:
- Hotel Portal Lençóis: Rua Chácara Grota, R. Altina Alves, Lençóis - BA, 46960-000
Telefone: (75) 3334-1233
- HI Hostel Chapada: Rua Urbâno Duarte, 121/133 - Centro, Lençóis - BA, 46960-000
Telefone: (75) 99928-2243
Uma dica é conferir sites e/ou aplicativos que oferecem preços promocionais, a exemplo do Booking, Tripadvisor, Skyscanner, 123 milhas, etc.
O que fazer
- Fazenda Pratinha: conhecida como o "Oásis do Sertão", no coração da Chapada Diamantina, a Pratinha é um dos destinos mais procurados por visitantes. Para acessar o local é preciso pagar R$ 80, idosos pagam meia e crianças até 9 anos não pagam. Saiba mais.
Fazenda Pratinha | Foto: divulgação
- Parque Municipal da Muritiba: localizado a pouco mais de dez minutos de caminhada do Centro Histórico. Lá o turista já pode conhecer as piscinas naturais do Serrano, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera, o Poço Halley, o Salão de Areias Coloridas e os mirantes. Esta região também tem rico valor geológico e guarda histórias fantásticas sobre o tempo do garimpo. Aos escaladores, o Parque Municipal da Muritiba é um convite às práticas de boulder. Clique aqui para mais informações.
- Cachoeiras e Marimbus: a escorregadeira natural do Ribeirão do Meio, a cachoeira do Poço do Diabo e a Cachoeira do Sossego são bastante visitadas. Outra opção é o roteiro Marimbus e Roncador, em que o visitante parte da comunidade quilombola do Remanso em um passeio de barco pelo pantanal da Chapada, o Marimbus, em direção a um banho no Rio Roncador. O acesso também pode ser feito à cavalo, quadriciclo ou bicicleta, pela Estrada do Garimpo.
- Para os apaixonados por arqueologia, é em Lençóis que está o Complexo Arqueológico Serra das Paridas, o maior sítio arqueológico preparado para receber visitantes na Bahia, e onde podem ser fotografadas inúmeras pinturas rupestres com cerca de 8 mil anos. Bem próximo do atrativo pré-histórico está a Cachoeira do Mosquito, com seus imponentes paredões rochosos e delicioso banho em ducha natural.
- Aos que preferem aventura, a travessia pela Gruta do Lapão, Fumaça por baixo, Cachoeira do Mixila, Capivari e outras, são ótimas opções para acampamento e/ou prática de rapel, sendo indispensável acompanhamento de guia/condutor de visitante.
Memória e cultura: a cidade também oferece um city tour interessante entre ruas e monumentos históricos tombados como patrimônio e que, além de valorizar a história e cultura, podem garantir belíssimas fotos. Entre os espaços recomendados para visitação na cidade estão a Casa de Cultura Afrânio Peixoto, a sede da Philarmônica Lyra Popular de Lençóis e a Sociedade União dos Mineiros, que preservam a história por meio de vestígios do garimpo através de objetos e peças que ficam expostas nesses espaços. Vale destacar também a Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos – Padroeiro dos Garimpeiros de Lençóis, decretada Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia em 2023, e que acontece todos os anos, de 23 de janeiro a 02 de fevereiro, desde 1852. Saiba mais.
Cachaça e café: já para quem deseja curtir o turismo rural, a Fazenda Alambique Passagem dos Bois oferece refeições e também hospedagem. Há também o restaurante Encontro dos Rios, que tem uma excelente estrutura para passar o dia e se deliciar com a gastronomia do lugar. E o Ecositio Santa Fé oferece uma maravilhosa experiência para os amantes do café.
Serviço: no site "Janoo" é possível agendar as visitas à maioria das atrações listadas acima. Confira aqui.
Onde comer
É possível desfrutar da cozinha italiana, japonesa, árabe e também das tradições locais. O Restaurante Quilombola, por exemplo, é comandado por uma chef nascida na comunidade do Remanso em Lençóis, e traz a culinária regional em um cardápio diversificado e saboroso.
Para completar uma trilha gastronômica com a cara da Chapada Diamantina, o indicado é a sobremesa “Doce Infância”, do Restocafé Quarar. Já quem procura uma experiência gastronômica diferente da correria da cidade grande, precisa experimentar o slow food do restaurante Cozinha Aberta.
Festa na praça
A programação do São João de Lençóis conta com shows de 19 a 24 de junho. Entre os nomes confirmados estão Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Flávio José, Estakazero, Adelmário Coelho, Forrozão do Capitão e Seu Luís. Acompanhe mais detalhes no Instagram da Prefeitura de Lençóis.
Ver essa foto no Instagram
*Com informações da Prefeitura de Lençóis
Veja também: São João em Cruz das Almas: confira atrações e dicas de como chegar e onde ficar
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!