AO VIVO Últimas Notícias
24/02/2017 09h50 | Atualizado em 24/02/2017 09h50

100 ANOS: Samba é homenageado no Circuito Osmar e Xande de Pilares foi atração

100 ANOS: Samba é homenageado no Circuito Osmar e Xande de Pilares foi atração

Da Redação

As ruas do Campo Grande foram palco de uma noite em homenagem ao samba, hoje (23/2), no segundo dia de carnaval em Salvador. O tradicional ritmo brasileiro faz parte do calendário do carnaval soteropolitano em todas as quintas-feiras da folia do Rei Momo.

O conhecido e popular Circuito Osmar abriu a folia quando o bloco afro A Mulherada passou pela avenida, aos batuques do tambor. A força e a precisão em cada tambor foram mais uma forma de homenagear Dandara dos Palmares ? heroína negra que representa a resistência contra a escravidão, no período escravocrata do Brasil ? e ressaltar ?a face feminina do empoderamento negro?, como dizia a faixa levada à frente das integrantes.

NOITE DO SAMBA

Entre as atrações da noite, por volta das 22h, o bloco Alerta Geral trouxe uma multidão de apaixonados pelo samba. Milhares de foliões pintaram a avenida de branco com chapéus tipo Panamá ? acessório característico dos sambistas. A homenagem ao samba foi lembrada no tema do bloco: Samba, a força de um canto. Puxando o bloco no trio, estiveram os músicos convidados: Xande de Pilares, do grupo Revelação; Délcio Luiz e Mosquito; além dos baianos Juliana Ribeiro e Grupo Bambeia.

Enquanto uma quituteira era homenageada em cima do trio, outra curtia na avenida. Jussara Conceição disse que faz questão de vir nas quintas-feiras de carnaval, todos os anos, para dançar o ritmo centenário, preferido dela.

?Venho todo ano com minhas amigas, e hoje é só samba. Amo e vou sambar até amanhecer, enquanto tiver samba aqui, estou colada. O trio sem cordas é ótimo, porque sem poder pagar pelo bloco, a gente curte de graça?, comemora a cozinheira.

No intervalo entre um trio e outro grupos menores de blocos desfilavam pelo Campo Grande, tocando marchinhas de carnaval. Enquanto isso, alguns foliões lembraram que o carnaval de Salvador, no ano passado, já mencionava os 100 anos do samba, tradicionalmente homenageado na capital baiana, na quinta-feira de carnaval.

LEIA MAIS: Os cinco pontos bons e cinco pontos ruins do primeiro dia do Carnaval 2017 de Salvador

LEIA MAIS: SEGURANÇA FALHA: Repórter da TV Aratu é roubada durante transmissão ao vivo

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.

*Publicada originalmente às 6h53

Fonte: Da Redação