O ?pagofunk? é certamente um dos seguimentos do pagode que mais faz sucesso em Salvador. O estilo criado há mais de seis anos por Robson Costa, que para o conhecimento de todos trata-se do cantor Robyssão, brinca com uma mistura do batidão do funk com a percussão do pagode baiano.
Por muitos anos tendo como único representante o seu inventor, o ?pagofunk? passou a ser base de diversas bandas novatas do cenário musical da cidade e a cada dia vem conquistando os coraçãozinhos dos pagodeiros que são destaques nacionais como Léo Santana, Toni Salles, líder do grupo Parangolé, e Márcio Victor, vocalista do Psirico.
Os cantores, na maioria das vezes, escolhem os principais sucessos do funk carioca/ paulista e criam adaptações nas letras. No momento a sensação gira em torno da música ?Bumbum Granada?, dos MCs Zaac & Jerry, que somente na plataforma de vídeos Youtube contabiliza no clipe oficial mais de 70 milhões de visualizações. Aqui em Salvador, o hit já está sendo reproduzido pelas bandas Lá Fúria e Bailão do Robyssão.
Fazendo uma análise nos pancadões que viraram pagodões, o Aratu Online selecionou alguns funks que animaram, e andam agitando, muitas festas na capital baiana.
1- Pepeca do Mal
O batidão do MC Livinho estourou nacionalmente em 2014 e aqui na Bahia ganhou uma versão especial do “rei do pagofunk”, Robyssão. A música originalmente segue a linha do funk proibidão e teve que ganhar uma versão light.
2- Uh Papai Chegou
O consagrado “rei do funk” e pai de 32 filhos, Mr Catra, gravou a música “Uh Papai Chegou” entre 2012/2013 e logo caiu no gosto do público. O versão em pagode também foi feita por Robyssão.
3- Dom Dom Dom
Em 2014 a letra proibidona de “Dom Dom Dom” ganhou destaque pelo fato de uma criança, o Mc Pedrinho, canta-la. Diante das críticas, o garoto criou uma versão light do hit. Quem pegou o embalou do sucesso foi a banda de pagode Play Way.
4- Devagarinho
Desde o início desse ano muitas novinhas desceram com a mão no joelhinho – como manda o refrão do funk do MC Delano. No Carnaval de Salvador 2016 a música foi carro-chefe da banda Parangolé.
5- Na Ponta Ela Fica
Continuando no MC Delano, o funkeiro lançou mais uma música que chegou na Bahia como “pagofunk”. Novamente, quem assinou a versão foi o cantor Toni Salles.
6- Vidro Fumê
A canção do MC TH está sendo bastante reproduzida pelas bandas de pagode. O cantor Léo Santana, por exemplo, adorada cantar nos shows com o seu especial estilo LS.
7- A Piriquita Voa
Uma coisa não se pode negar: o MC Pedrinho é uma máquina de sucesso do funk. O destaque do garoto é tanto, que a banda Lá Fúria incluiu, mais uma vez, sua música no repertório.
8- Lá No Meu Barraco
O jovem MC Pikachu é mais uma criança que leva a vida cantando funk. O refrão do seu hit “Lá No Meu Barraco” ficou conhecido pelo público baiano graças a união dos ritmos populares.
9- Proposta Irrecusável
Esse proibidão é tão frenético que até o momento não é possível ouvir uma versão light nem em funk e muito mesmo em pagode. A banda baiana que canta essa música é, mais uma vez e sem novidade alguma, a Lá Fúria. AVISO: as cenas do clipe do MC Brisola é bastante caliente, então… CUIDADO!
10 – Bumbum Granada
Finalizando com a sensação do momento, o funk dos MCs Zaac & Jerry está tocando pelos quatro cantos de Salvador. No entanto, o público tem esperado uma versão do ‘príncipe do guetho’, Igor Kannário. Vamos aguardar!
Fonte: Da redação