AO VIVO Últimas Notícias
01/07/2015 18h29 | Atualizado em 01/07/2015 18h29

Boa Morte é tema de exposição de artista português em Salvador

Boa Morte é tema de exposição de artista português em Salvador

Boa Morte é tema de exposição de artista português em Salvador Foto: divulgação
Da Redação

O artista plástico português Daniel Melim usa seu expressionismo na exposição que mergulha no universo religioso da Irmandade da Boa Morte, localizada na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. A mostra entra em cartaz no dia 10 de julho, a partir das 19 horas, e segue até 21 de agosto, na Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea, no Rio Vermelho. As obras são resultado de uma pesquisa profunda sobre a tinta, sua textura, sua interação e sua forma.

O artista português mantém sua criatividade diante das imagens criadas através de sua pesquisa, mesmo sem abrir mão de suas crenças ancestrais. Melim busca fazer a interação com a sua cultura, aprofundando no tema com o olhar que vem de Portugal, país de origem dessa manifestação religiosa do Recôncavo, adaptada à nossa miscigenação cultural.

Daniel Melim. Foto: divulgação

Daniel Melim. Foto: divulgação

Daniel Melim é um dos artistas contemplados com a residência artística na Sacatar, na Ilha de Itaparica. O período passado lá permitiu que tivesse um contato e um conhecimento mais profundos com as manifestações culturais e religiosas da Bahia. Durante a residência, Daniel teve a oportunidade de dialogar com a comunidade local, em conversas que lhe deram todas as ferramentas para realizar esse registro cultural da cultura local e os seus desdobramentos desde sua origem.

Nascido em 1982, em Portugal, Daniel Vasconcelos Melim mora e trabalha em Londres (Inglaterra), onde está finalizando o Mestrado em Antropologia Aplicada, além de realizar trabalho comunitário e com adolescentes, no Goldsmiths College da Universidade de Londres. Em 2006 completou a sua licenciatura em Artes Plásticas na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Expõe individualmente Pintura e Desenho desde 2006, com destaque para as exposições na Galeria Módulo (Lisboa), Nuno Centeno (Porto) e Mercedes Viegas (Rio de Janeiro). Foi finalista do Prémio EDP Novos Artistas (2007), vencedor do mais importante prêmio para jovens pintores portugueses (Prêmio Fidelidade Mundial Jovens Pintores 2011) e semi-finalista do projeto mundial da editora britânica Thames & Hudson (100 Painters of Tomorrow, 2014).

 

Serviço:

Exposição Boa Morte, por Daniel Melim
Curadoria: Luiz Fernando Landeiro
Lançamento: 10 de julho
Hora: a partir das 19 horas
Visitação: de 11 de julho a 21 de agosto
Visita guiada pelo artista: 11 de julho, às 17 horas
Horário: das 10 às 19 horas (sábados, das 10 às 14 horas)
Local: Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea, Rua da Paciência, nº 227, Rio Vermelho
Contato: (71) 3035-4154 / (71) 8802-4154
www.landeiro.com.br

Fonte: Da redação