AO VIVO Últimas Notícias
11/02/2015 19h40 | Atualizado em 11/02/2015 19h41

Carnaval 2015: Ivete Sangalo avisa que vem de diva e fala sobre axé

Carnaval 2015: Ivete Sangalo avisa que vem de diva e fala sobre axé

Da Redação

No auge do verão baiano, acontece a festa mais aguardada do ano, o carnaval. As ruas e becos tradicionais da cidade se preparam para reviver o que há muito já conhecem, mas não se cansam de ver. A festa da alegria, capaz de inspirar qualquer poeta, colore as ruas de Salvador e Ivete Sangalo avisa em um tom que é de canto: ?Quem sabe, sabe desfrutar dessa energia do calor que vem da rua?.

Fábrica de ritmos e emoções, o Carnaval baiano e a música que nasce dele possibilitaram que o Brasil e o mundo vissem se desenvolver aqui, em cima do trio elétrico, intérpretes e músicos que só vieram a contribuir para a cena musical do país. E a partir desse lugar, Ivete destaca o que deseja trazer para a folia em 2015:

?Em cima do trio qualquer cantora se sente uma diva. A gente está em uma posição de enxergar a festa e ao mesmo tempo receber aquele carinho e a intensidade que vem da rua. É um desfile. É essa a sensação que fica mesmo e o figurino traduz esse sentimento?.

Com isso, o figurino da baiana para a festa sintetiza o que é, para Ivete, uma das emoções desse momento: se sentir uma diva! Para a criação e execução das peças, ela convidou o figurinista Henrique Filho, responsável por diversas fantasias que colorem o universo carnavalesco. A produção de moda do Carnaval 2015 da baiana conta ainda com a personal stylist Manu Carvalho, que veste também os músicos e vocalistas.

?O Henrique e a Manu são geniais no que produzem. É uma parceria que eu apostei e que o resultado muito me agrada. Eles montaram um figurino belíssimo. Vou chegar uma diva na festa?, comemora ansiosa.

A nave ambulante citada no início do texto e cantada por Ivete na música ?Pra Frente?. Trata-se do Trio Elétrico Demolidor, o veículo responsável por carregar a baiana e a banda e arrastar a multidão animada que os acompanham. Com 60 toneladas, o trio carrega os instrumentos responsáveis pelo som que agita os foliões nos dias da festa.

Some agora ao figurino de DIVA e ao impacto sonoro e visual do Demolidor, o repertório que vai animar a folia: 350 músicas integram a relação do que a baiana vai cantar durante a festa. Vale destacar a cena: enquanto o trio passeia pelas vias que compõem o Carnaval – seja no Barra ? Ondina com o mar de todos os santos enfeitando o trajeto, seja no Campo Grande com a história da cidade se revelando em cada casa e rua ali presentes ? Ivete visita sucessos da carreira, desde que subiu pela primeira vez em um trio elétrico no Carnaval de Salvador, passa por músicas de outros artistas que ganharam versão no grave de sua voz e apresenta ainda canções mais recentes, como ?Pra Frente?, a aposta para a estação e para a festa.

?Música é atemporal e universal. Não tem fronteiras nem tem prazo de validade. Até hoje eu trago canções que fazia nos primeiros shows e vejo que as pessoas ainda se emocionam naquele momento?, relembra Ivete.

A essa receita, acrescente a homenagem a um acontecimento que é impossível passar desapercebido por quem faz o Carnaval de Salvador ser um dos mais procurados do país, atraindo gente de todas as partes do mundo: em 2015 a Axé Music celebra os 30 anos, e Ivete vai registrar sua homenagem.

“Eu falo sempre com muito orgulho que sou uma cantora de Axé. É o que eu gosto de fazer. Com o Axé descobri a gostosura de encontrar meus fãs com quem divido um dos grandes prazeres da minha vida: cantar! Quando você se encontra com algo tão genuíno e cheio de personalidade, tanta coisa linda, dá gosto de cantar e criar. E eu quero sim trazer isso para o Carnaval sempre?, promete.

Fonte: Da redação