Perfume nas partes íntimas: pode ou não pode? O Aratu On Explica para você
Recentemente, Anitta lançou uma linha própria de perfume que pode ser usado na região íntima, e isso dividiu opiniões. Será que pode usar, mesmo? Tem algum risco? O Aatu On Explica pra você!
Recentemente, Anitta lançou uma linha própria de perfume que pode ser usado na região íntima, e isso dividiu opiniões. Será que pode usar, mesmo? Tem algum risco? O Aratu On Explica pra você!
De acordo com a marca responsável pelo perfume, o "Puzzy by Anitta" é dermatologicamente e ginecologicamente testado, além de ser hipoalergênico. Ou seja, contém poucas substâncias produtoras de alergias comuns. Mas cada pessoa tem diferentes graus de sensibilidade, então isso é variável.
Puzzy é um perfume que também pode ser usado na região íntima externa. Ele é dermatologicamente e ginecologicamente testado, além de ser hipoalergênico. 😘#PUZZYBYANITTA https://t.co/DfFY2RECRw
— Puzzy by Anitta (@puzzybyanitta) July 28, 2022
Segundo a médica ginecologista Tina Batalha, integrante do time de Colunistas On, o uso pode ser feito com moderação e a depender da localização da parte íntima. A vulva é a parte externa, onde tem queratina, pelos e glândulas sudoríparas. Sim. A gente sua. E a parte de dentro é a vagina, região de mucosa. O uso contínuo pode trazer alguma irritação local.
Vale ressaltar que também há outros riscos, por se tratar de uma região mais sensível, com uma mucosa muito fina, e o uso de produtos no local pode desequilibrar o pH vaginal, causando infecções. A também ginecologista e obstetra Márcia Novaes explicou que a microbiota da vagina já conta com fungos e bactérias, que podem se tornar oportunitas com mudanças bruscas, gerando processo inflamatório com odor, ardência e secreção acinzentada. "Um processo bastante desagradável, até com dor nas relações sexuais", disse ao Aratu On.
"De modo geral, é melhor evitar produtos com cheiro e sabor. O ideal é lavar com sabão neutro, sem nada de antiséptico ou anti-inflamatório, que mantenha o pH da vagina ligeiramente ácido, que é compatível com o pH vaginal normal", acrescenta Dra. Márcia.
Segundo ela, alguns desses produtos acidificam muito ou alcalinizam muito a vagina. "Quando alcaliniza pode dar uma alteração de pH que propicie a proliferação de gardinerela, que é uma bactéria que ja habita a vagina, mas, por estresse ou mudança brusca de pH pode se tornar oportunista e causar processo inflamatório com odor, ardência, e secreção acinzentada. Um processo bastante desagradável, até com dor na relação sexual", pontua.
Muitas vezes, a umidade persistente na região íntima também propicia a proliferação dos fungos que colonizam normalmente a vagina. "Fungo faz parte da nossa microbiota, só que quando está num meio que propicia a proliferação, também se torna patogênico", conclui a médica.
O Puzzy by Anitta é unissex, então, se você está pensando em usar perfumes ou qualquer outro produto na parte íntima, consulte um médico ginecologista ou urologista, antes.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!