Política

AGU aciona STF para Pazuello ficar em silêncio e 'não sofrer ameaça' na CPI da Covid-19

Pazuello é apontado como o principal alvo da A CPI da Covid, que investiga ações e eventuais omissões do governo federal em meio à pandemia.

Por Da Redação

AGU aciona STF para Pazuello ficar em silêncio e 'não sofrer ameaça' na CPI da Covid-19Isac Nóbrega/PR

Nesta quinta-feira (13/5), a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) habeas corpus (HC) preventivo, com pedido de medida liminar em favor do ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Eduardo Pazuello. O pedido da liminar é para que Pazuello possa ficar em silêncio e "não sofra ameaças" durante o seu depoimento na CPI da Covid, marcado para a próxima quarta-feira (19/5), às 10h. O ministro Ricardo Lewandowski será o relator do HC de Pazuello no STF. 


No documento de 25 páginas, a AGU argumenta "o receio da prática de ato ilegal no âmbito da CPI" e cita ainda supostas declarações de membros da CPI, que caso confirmadas, diz o órgão, "configurariam verdadeiro constrangimento ilegal". Segundo informações do Uol, "como constrangimento", o documento cita o episódio em que senadores discutiram a prisão do ex-secretário Fabio Wajngarten na sessão de ontem. "A AGU pede que seja garantido o direito ao silêncio, no sentido de não produzir provas contra si mesmo e de somente responder às perguntas que se refiram a fatos objetivos, eximindo o depoente da emissão de juízos de valor ou opiniões pessoais", explicou em comunicado. 


Mais cedo desta quinta-feira, um advogado independente já havia entrado com habeas corpus com o mesmo objetivo ao da AGU em favor de Pazuello. O ministro Lewandowski será o relator dos dois pedidos no STF.


No último dia 4 de maio, Pazuello havia alegado aos parlamentares que não poderia comparecer presencialmente à CPI alegando ter se contaminado com o novo coronavírus. O seu depoimento - que estava marcado para o dia 5 - foi então remarcado para o dia 19.


Pazuello é apontado como o principal alvo da A CPI da Covid, que investiga ações e eventuais omissões do governo federal em meio à pandemia, além de fiscalizar recursos da União repassados a estados e municípios.


LEIA MAIS: Aratu On Explica: entenda porque você começou a ouvir falar sobre CPI da Covid


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.