Pessoas com deficiência auditiva já podem se cadastrar para vacinação contra a Covid-19 em Salvador
A ação foi iniciada nesta quarta-feira (26/5) e segue até quinta (27), das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital baiana está realizando um mutirão de cadastramento de pessoas com deficiência auditiva permanente, com mais de 18 anos, para recebimento da vacina contra a Covid-19. A ação foi iniciada nesta quarta-feira (26/5) e segue até quinta (27), das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora.
Para realizar o cadastramento, as pessoas devem comparecer à unidade de saúde levando documento de identificação com foto e exames e/ou relatórios médicos comprobatórios de grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com o uso de aparelho auditivo. Na manhã de hoje, mais de 50 pessoas já passaram pelos atendimentos, intermediados por intérpretes da Central de Libras Salvador.
De acordo com Luana Rodrigues, coordenadora de Gestão de Projetos da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a Central de Libras recebeu um volume grande de pedidos de atendimentos, justamente para apoiar no cadastramento da comunidade surda, que é um público prioritário, para acesso à vacina.
“Eles são prioridade não só pela deficiência, mas principalmente porque a comunicação principal dos surdos é com as mãos, que é também um importante vetor de contaminação da Covid. Por esse motivo eles precisam tanto da vacina para a proteção de suas vidas”, afirmou ela.
LEIA MAIS: Salvador registra 1º bebê nascido com anticorpos contra Covid-19, após mãe ser vacinada
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.