O que fazer se a restituição do Imposto de Renda não caiu na conta
"Minha restituição do Imposto de Renda não caiu na minha conta. Como proceder?"
Se a sua restituição do Imposto de Renda não caiu na sua conta conforme o esperado, seguem algumas orientações para tentar resolver a situação.
Acesse o site da Receita Federal e utilize o serviço Meu Imposto de Renda para consultar o status da sua restituição. Reavalie também as informações da conta bancária fornecidas na declaração e certifique-se de que a restituição já deveria ter sido paga, de acordo com o cronograma de lotes divulgado pela Receita Federal.
Caso o status indique que o pagamento já foi realizado, mas o valor não esteja na sua conta, entre em contato com a Receita Federal do Brasil. Você pode ligar para o telefone 146 ou procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte para obter maiores esclarecimentos.
Se for detectado algum erro na declaração, pode ser necessário enviar uma retificação, corrigindo os dados incorretos. Nesse caso, o recebimento da restituição pode demorar um pouco mais, já que a declaração entra novamente na fila de processamento.
Na qualidade de contador, reforço que seguir esses passos pode ajudar a identificar e resolver o problema da restituição que não foi creditada.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).