Ano novo, dívidas antigas: veja como se organizar financeiramente em 2026
Feliz 2026! Mas, infelizmente, para muitos, o ano novo não chega sem as bagagens do ano velho. Aquele entusiasmo de 1º de janeiro muitas vezes se esbarra na realidade das contas que se acumulam, dos gastos de fim de ano e, claro, das despesas típicas de início de ano, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. Afinal, quem nunca se viu nessa situação?
Ano novo, dívidas antigas. Mas a boa notícia é que é totalmente possível virar esse jogo e começar 2026 com a balança financeira a seu favor. A chave para isso está em alguns pilares fundamentais. Conheça a sua realidade. Não subestime os pequenos gastos. Eles são os maiores vilões. Priorize regularizar dívidas de juros altos. Muitas vezes, vale a pena trocar uma dívida cara por uma mais barata, em um prazo que caiba no seu bolso.
Corte de gasto de forma inteligente é fundamental. Não se trata de cortar tudo, mas de revisar o consumo. Por fim, gere novas receitas. Pequenas rendas extras somadas à economia gerada podem acelerar muito a quitação das dívidas e a formação de uma reserva de emergência.
Na qualidade de contador e consultor financeiro, surgiu não esperar resultados milagrosos da noite para o dia. Celebre cada resultado positivo. Então.. não deixe cá depois. Comece hoje!
#ColunistasOn | "Ano novo, dívidas antigas: veja como se organizar financeiramente em 2026", por André Luishttps://t.co/7cUHWkoEdE pic.twitter.com/cNEG7Oj6Jq
— Aratu On (@aratuonline) January 9, 2026
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).