A importância da alimentação no tratamento da endometriose
A endometriose é uma condição ginecológica inflamatória que pode acometer cerca de 6 a 10% das mulheres em idade reprodutiva. A doença exige uma abordagem de profissionais no âmbito multidisciplinar, dentre eles o nutricionista.
O impacto dos sintomas na saúde da mulher pode acometer o intestino, com distensão abdominal, cólica menstrual, dor na relação (dispareunia) e até infertilidade. O acompanhamento nutricional quando bem feito, aliado ao acompanhamento ginecológico, pode atenuar os sintomas e trazer mais qualidade de vida para essas mulheres.
Salienta-se que todo quadro clínico de dor característico da endometriose é derivado do aumento das citocinas inflamatórias, sendo assim uma alimentação com propriedades anti-inflamatórias, bem como evitar a exposição aos industrializados, açúcar, gordura, corantes e aditivos químicos pode ajudar a diminuir os episódios de dor dessa mulher.
Para falar desse assunto, a Dra. Laís Fonseca, especialista em nutrição clínica, emagrecimento e saúde da mulher, pontuou três alimentos que são fundamentais para o dia a dia das mulheres portadoras de endometriose:
- Primeiro, as frutas vermelhas, pois são ricas em resveratrol, um potente antioxidante e anti-inflamatório que ajuda na redução à expressão da aromatase e cox2, substâncias associadas ao aumento da dor;
- O segundo alimento é a cúrcuma, que é capaz de inibir a proliferação de células endometriais, diminuindo os níveis de estrogênio, além de ter atividade anti-inflamatória e antiangiogênica, melhorando a cólica menstrual;
- Por fim, o alecrim, que pode auxiliar na redução do tamanho das lesões e diminuir a proliferação celular, além de ter efeito antioxidante e anti-inflamatório.
"Todos são alimentos de fácil acesso e práticos para incluir no dia a dia", comenta a profissional de saúde, ressaltando que o tratamento da endometriose não deve ser feito apenas com acompanhamento nutricional, e que os alimentos não substituem as medicações, mas, sim, complementam a terapêutica da doença.
Abaixo, a Dra. Laís Fonseca traz uma sugestão de cardápio para mulheres com endometriose. Confira:
Café da manhã: suco de frutas vermelhas + aipim com azeite de oliva extra-virgem + ovos mexidos com alecrim
Lanche da manhã: mix de Castanhas (castanha de caju, nozes, amêndoas, castanha do pará) + chá de alecrim
Almoço: arroz 7 grãos com cúrcuma + filé de tilápia + mix de folhas
Lanche da tarde: chá de gengibre + maçã
Jantar: sopa creme de abóbora com gengibre + frango desfiado
Ceia: chá da folha do maracujá + 10 gotas de própolis
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.