Cacau: do fruto da terra para um festival
Foto: Africa Studio/Shutterstock.com
Quem não ama um chocolate? E já pensou no processo do cacau até chegar na barra de chocolate? E, agora, transformado em um festival? Assim é o CHOCOLAT FESTIVAL, idealizado pelo CEO - e um dos mais influentes no agronegócio do país, Marco Lessa.
O festival tem pecorrido nosso território brasileiro com projeção de ser realizado internacionalmente ainda este ano, e vem sendo considerado como o maior evento de chocolate de origem da América Latina, onde reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até seu produto final. São edições realizadas com intuito de levar diversas marcas de cacau de origem bean to bar (da amêndoa para barra).
CEO e idealizador Marco Lessa | Foto: Chocolat Festival
Durante os dias, o público pôde apreciar de produtos de origem, gourmet ou artesanais através dos expositores de marcas nacionais e locais. Dentre a programação do evento, palestras para discutir atualidades entorno do cacau tinha como mediadora a apresentadora Dina Rachid. Já os workshops, através do "Cozinha Show", espaço pela qual ha execução de receitas ao vivo por renomados chefs ,dentre eles a chef patissiere Luciana Neves, mostrou a possibilidade de utilizar a matéria prima nas preparações de forma que traga empreendedorismo e rentabilidade.
O evento ainda contou com o Ateliê do Chocolate onde são produzidos esculturas de chocolate transformando a matéria prima em artes esculpidas e que trazem representatividade local por renomados chefs, e nesta edição a chef Tatiane Benazzi, especialista em cake design, areografia e escultura, e o chef Glauco e sua esposa chef Priscila, ambos chocolatiers e especialistas em esculturas, que trouxeram a representatividade do escritor Jorge Amado feito de puro chocolate, a ponte nova do município de Ilhéus, uma árvore do cacau e uma incrível Arara. Todas as esculturas ficaram lindíssimas e realistas.
Sem contar que o festival promove também uma área de interação familiar, onde as crianças puderam vivenciar desta experiência desenvolvendo habilidades gastronômica no Cozinha Kids, com a a mão na massa, onde Tia Pri ensinava a produção do seu próprio pirulito chocolate, garantido assim a diversão não apenas da criançada, bem como para os pais e todos os envolvidos nesse processo.
Foto: arquivo pessoal/Tia Pri
O evento promoveu discussões de temáticas como sustentabilidade, qualidade do produto do cacau, rodada de negócios e debateu sobre paradigmas no processo de atualidades do mercado. O festival trouxe a valorização do cacau e, por sequência, enaltece o agronegócio local, possibilitando um espaço de conferências onde o produtor local poderá vivenciar de dias com experiências econômicas, além de desmistificar protótipos e atualizar-se.
Assim, o fruto cacau vem transformando sonhos, alcançando famílias, gerando possibilidades e fomentando para todo público expositor e visitante que o Chocolat Festival não é apenas uma experiência gastronômica adoçada pelos segmentos do cacau, mas de oportunidades de comercializações e valorização do produto.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.