'Appetite appeal': a arte de comer com os olhos
Foto: reprodução/Instagram (@frederico.fotografia)
Quem nunca ouviu falar de que se 'come com os olhos'? Quem nunca desejou aquela comida por uma foto? Nos tempos em que as redes sociais e muitas imagens compartilhadas suscitam experiências, o ramo da fotografia de alimentos tem crescido e fomentado de que a fotografia do alimento é uma parte essencial para transmitir o aspecto característico e representativo da gastronomia, onde esses registros podem despertar sentimentos e sensações, fazendo com que o visual promova ao provocado para uma experiencia daquele alimento.
O fotógrafo Frederico Pimentel (@frederico.fotografia) mais conhecido como Fred, diz que seu desejo pela arte começou desde cedo, quando 'rabiscava quadrinhos'. O interesse no universo criativo e sua inquietude o levou ao mundo da arte, transmitida pelas fotos.
Em sua fase adulta, decidiu abrir mão da administração e mergulhar no mundo da fotografia para casamentos e eventos sociais, porém, durante esse percurso, surge uma necessidade de atender clientes do ramo de gastronomia, e foi daí que descobriu a fotografia de alimentos - seu primeiro 'click'.
Para ele, essa responsabilidade do appetite appeal (imagens de dar água na boca) é conhecida como o 'food styling', uma transcrição da arte.
O food styling é a arte de tornar o alimento visualmente atraente, contando a história da comida, no intuito de transmitir sabor, textura e/ou qualquer outra sensação, a fim de ser percebida pelo registro de uma fotografia. Já o profissional que realiza é responsável em ofertar o alimento da melhor maneira possível, tendo a necessidade de não só entender de comida, bem como de fotografia, iluminação, cultura e entender também os processos de quem cozinhou e o resultado final para transmitir sensações e realidade.
Fred ainda conta que essa responsabilidade, de trazer desejo através da fotografia, tem todo seu trabalho que perpassa por um estudo do cliente, com o objetivo de trazer conceito, respeitando cada característica daquele produto, pois o mesmo é apresentado em diversas formas e traz uma comunicação singular e peculiar. Foi nessa linha estratégica de seu trabalho que ele assinou em suas fotografias diversas marcas. A marca Tia Sônia, do sudoeste da Bahia, é uma delas.
Foto: Frederico Pimentel
Para Fred, a fotografia é uma arte interpretativa, suscitando a individualidade da interpretação pelo olhar, fomentando os objetos e interesses pelo que será extraído por aquela imagem. Há dez anos no ramo, seu desejo, hoje, é que seu trabalho com a fotografia seja valorizado e reconhecido como uma atividade laboral, não como um aventureiro que pratica um hobby, pois seu sustento vem dessa atividade. Assim, afirma ainda que tudo que vem sido feito é motivo de grande alegria, pois sabe que seu trabalho "constrói algo belo, digno, desejável e admirável, trilhando um caminho que faz sentido na sua vida: alcançando os objetivos dos seus clientes e despertando o sentido dos consumidores".
Fernando Pimentel | Arquivo pessoal
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