Comunicação e Marketing

Três atitudes para lidar melhor com a ansiedade

Tainã Gama
Colunista On: Tainã GamaA mentora de expressões
Quando não educamos a nossa mente a tendência é gastarmos muito tempo e energia com preocupações que por vezes não chegam nem a acontecer de fato. Uma das características mais comuns ao sentir ansiedade é se ver na maior parte do tempo com pensamentos sobre algo que está no futuro, ou seja, não é real ainda, é imaginado. Uma coisa é você planejar o que quer, outra coisa é você sofrer pelo que ainda não existe. Se antecipar não tem a ver com se limitar a viver e decidir pelo que tem medo, nem tampouco tem a ver com resistir a algo que, na prática, você nunca viveu e já tem um preconceito construído com base numa hipótese. Eu costumo dizer que a experiência do outro é do outro, e por mais parecido que pareça, não é a sua história. A vida é feita de infinitas possibilidades, entretanto parece que quando nos deparamos com muitas opções travamos. Reflita sobre isso e você pode observar o quanto ter escolhas incomoda o cérebro de quem tem um perfil mais controlador. Se você soubesse o dia da sua partida deste mundo, faria algo diferente do que está fazendo agora? Se você soubesse que não veria mais um amigo com tanta facilidade, se esforçaria para viver mais momentos juntos? Valorize a presença, no presente. Existe um hábito muito ruim de valorizar quando se perde. Não espere morar mais longe para cuidar da saudade, algum parente falecer para vocês estarem mais próximos, e por aí vai... A ansiedade é uma emoção natural, porém em excesso vira doença e pode nos fazer muito mal. Se pergunte: o que me incomoda tanto aqui que me faz querer vagar no futuro em meus pensamentos? O futuro que você idealiza não chega, se você não começar a construí-lo aqui e agora. Para isso, busque investir cada vez mais em momentos de conexão com a natureza, busque praticar uma respiração mais consciente e se coloque em movimento, seja uma caminhada, um exercício físico aeróbico ou anaeróbico. No vídeo eu te explico de forma mais detalhada o papel de cada uma dessas atitudes. Vale ressaltar que elas não substituem a busca por um profissional especializado no assunto. A saúde é multiprofissional. Comunicação para mim é um fator que promove saúde e bem-estar, por isso se você não cuida da máquina que interpreta suas emoções, uma hora esse combustível adulterado irá exigir uma atenção maior. Evite isso, se antecipando e cuidando mais de você. *Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tainã Gama

Tainã Gama

A mentora de expressões Tainã Gama é jornalista, radialista e psicoterapeuta transpessoal sistêmica. Especialista em Psicologia Positiva, bem-estar e autorrealização pela PUCRS e em Gestão de Pessoas para Alta Performance pelo ISEO, dedica sua trajetória a transformar a forma como pessoas e negócios se expressam e se relacionam. Com formações em Coaching Ikigai, PNL e certificações em Inteligência Emocional e Reaprendizagem Criativa, traz uma visão profunda e sistêmica da comunicação e da relação humana. Criadora do Decida Se Expressar, acredita que comunicar-se bem é mais do que falar: é construir conexões genuínas que fortalecem a vida e os relacionamentos.

Instagram: @gamatai e @DecidaSeExpressar

Ver mais > >

Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.