Não "virou moda". Gays existem desde a antiguidade
Foto: ilustrativa/Teseum/flickr/creative commons
"Olhá lá... é vai o viado". Agora virou moda esse negócio de viado, sapatão, travesti..."
Meu bem... nós sempre existimos! Desde que existe humanidade! Os registros mais antigos de pessoas LGBTQIAP+ são de milhares de anos antes de Cristo (a.C.). Por exemplo, as tribos das ilhas de Nova Guiné, Fiji e Salomão, no Pacífico, dez mil anos atrás. Em quase todas as civilizações antigas existem registros da nossa existência. Em algumas, era tão comum que sequer havia um nome para essa comunidade. Então, não tem moda, nem novidade.
Foi só com o surgimento das religiões de livro - judaica, islâmica, e alguns grupos cristãos - que as coisas começaram a mudar, porque elas propagavam o sexo como algo exclusivo da procriação.
É do ano 390, do reinado de Deodósio, o primeiro registro de um castigo corporal aplicado em homossexuais. O primeiro texto-lei proibindo a homossexualidade é de 533, promulgada pelo imperador cristão Justiniano. Falando do Brasil, desde a vinda dos portugueses colonizadores, que tinham como lei as famosas ordenações afonsinas, manoelinas e felipinas, que elas já previam punição às pessoas LGBTQ's.
Só que hoje, meu amor, a situação é outra. Nós estamos lutando pelo direito de viver e existir, e conquistando espaço, visibilidade e inclusão. Ainda tem muita violência, mas vamos chegar lá.
Gostou do vídeo? Curta, compartilhe, e siga o @aratuonline e @onaruda2 nas redes sociais.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.