Uma coluna sobre inovação e empreendedorismo de impacto. Será que faz sentido?
Este título traz exatamente a dúvida que me percorreu nos últimos meses. Mas resolvi arriscar. “Acho que pode ser bacana”, pensei com meus botões.
Bom, para começar, vou me apresentar. Poucos me conhecem. Você também não deve me conhecer. Meu nome de batismo é Emmeline (Se pronuncia "êmêline". É um nome francês. Normalmente somente vovós têm esse nome na França. Aquelas pessoas que nasceram na década de 30, sabe?), mas 99,9% das pessoas me conhecem como Mel. Um apelido dado ainda no colegial. Fácil de pronunciar.
Sou baiana e, mesmo já tendo morado em diversos países, meu sotaque continua carregado.
Posso dizer também que sou empreendedora, ativista, publicitária, professora, vegetariana e o que mais quiser. Como a gente ainda não se conhece, qualquer coisa que eu diga agora vocês vão acreditar.
Mas, no geral, eu atuo com marketing há vários anos e durante este período me especializei em negócios internacionais e me envolvi no mercado de startups e inovação.
Também empreendi. Depois vendi minha empresa. Hoje invisto em outras empresas. Dou algumas aulas. Algumas palestras. Também trabalho com inovação junto a grandes corporações no Brasil e fora dele.
E, logicamente, inventei esta coluna porque, assim como a maioria de vocês, sempre acho que tenho mais de 24horas livres no dia.
Aqui, neste espaço, meu principal objetivo é falar sobre negócios, principalmente com o olhar de inovação e empreendedorismo de impacto (lê-se aqueles negócios que focam em soluções que tenham contribuição direta com questões socioambientais).
Ao longo do tempo, pretendo desmistificar “o que é inovação" e mostrar que qualquer empreendedor, com um pouco de ousadia e pronto para cometer erros, pode inovar, independente do tamanho do negócio. E mostrar que também é possível unir o coração e o cifrão, ou seja, ganhar dinheiro ajudando o mundo.
Aqui trarei análise do mercado e posicionamentos relacionados ao tema através de opinião pessoal e conteúdos mais informativos, que possam inspirar você, de alguma forma, em seus negócios ou sua carreira empreendedora.
Nesta coluna, eu não tenho a intenção de falar para grandes ou pequenas empresas. A minha maior motivação é falar com você, leitor, que independente do que faz, tem a dor de dormir e acordar pensando em como alavancar seu negócio. Com ou sem grana. Não importa.
Este espaço também não tem a menor intenção de ser um monólogo.
Quero poder aprender com você.
Aliás, não só aqui mas, mas no instagram: @meloliveirab e linkedin: meloliveira também.
Para finalizar, digo que é um prazer te conhecer e espero te ver aqui mais vezes.
Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.