1,5 m. Distância com poder de transformar uma cidade
Crédito da foto: Wendel Moretti/Pexels
O artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro indica: Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta é infração média, com penalidade de multa.
Acredite: respeitar esse pequeno espaço tem um poder de transformação enorme. O mais incrível é que essa atitude é uma ação simples que não depende do poder do prefeito, da Câmara de Vereadores, da polícia, do seu patrão ou chefe. Depende - única e exclusivamente - de VOCÊ que possui um carro. É o poder do comportamento individual, com benefício coletivo.
As consequências desse comportamento surgem em efeito cascata: menos riscos para os ciclistas, mais bicicletas nas ruas e, assim, menos carros, menos trânsito, menos estresse, melhor qualidade do ar, mais saúde para população, menos violência, mais gente ocupando o espaço urbano e mais qualidade de vida para todos.
Convivência e compartilhamento são palavras de ordem que reforçam uma atitude que devemos disseminar entre os soteropolitanos.
O tráfego de bicicletas pode ser compartilhado tanto com carros quanto com pedestres. É lógico que a infraestrutura cicloviária é importante para qualquer cidade, entretanto, são necessários investimentos do poder público que sempre serão limitados. E olha que a nossa cidade foi uma das que mais cresceu em infra no Brasil em tão pouco tempo. Todavia, ilimitada é a nossa capacidade de exercer a cidadania, nossa atitude individual de cumprir o Código de Trânsito, respeitar os ciclistas e fazer de um ato simples, porém com poder de transformar a forma de convivência nas ruas em nossa querida cidade. Aproveitamos o mês de maio e nos engajamos no movimento internacional “Maio Amarelo”, uma coalizão global que mobiliza o poder público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária, além de mobilizar em torno dessa luta toda a sociedade.
Acreditamos fortemente que você, cidadão que possui um carro, com um esforço mínimo, pode se engajar nesse movimento. Não apenas no mês de maio, mas tornar a seguinte atitude um hábito permanente:
Ao ver um ciclista, reduza a velocidade e ultrapasse respeitando a distância de 1,5 metro. Você tem o poder para isso. Portanto, exerça, mobilize e compartilhe essa atitude.
A propósito, segundo dicionários: “Poder” é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir, mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império. Poder tem também uma relação direta com capacidade de se realizar algo, aquilo que se "pode" ou que se tem o "poder" de realizar ou fazer.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.