Clássicos dão emoção às semis da Copa do Nordeste
A Copa do Nordeste segue neste final de semana com mais dois grandes clássicos do futebol nordestino. Bahia, Vitória, Ceará e Fortaleza confirmaram o favoritismo nas quartas de final e se classificaram para as semifinais.
Novamente, teremos jogo único, mas, desta vez, uma rodada dupla no Castelão, fruto das vantagens dos times cearenses contra seus adversários baianos, pela melhor performance dentro da competição até aqui. O Ceará recebe o Vitória e, na sequência, o Fortaleza recebe o Bahia.
O Ceará é apontado desde o início da competição o grande favorito a levar o título. Aliás, é o atual campeão, e vem confirmando esse status. Único time invicto e com a melhor defesa da competição, também possui o segundo melhor ataque e vem de cinco vitórias consecutivas, sendo quatro pela Copa do Nordeste e uma pela Sul-Americana. Nesses cinco jogos, tomou apenas um gol.
O Vitória, dos quatro, é o time que corre por fora em busca do título. É um clube que, por conta da sua atual condição financeira, optou por investir nos jovens jogadores da sua base... o que vem dando resultado. Muitos deles já sendo observados por grandes clubes do futebol brasileiro, além de serem decisivos em muitas partidas, a exemplo do Samuel, que é o terceiro artilheiro da competição, com cinco gols. Mas, esse jovem time do rubro-negro baiano perdeu força nos últimos confrontos, jogou mal e preocupa em relação à performance deste sábado (24/4).
No outro jogo, Fortaleza e Bahia, há um equilíbrio de forças. O primeiro tem a melhor campanha, a segunda melhor defesa, é um time que marca forte e tem um sistema defensivo bem consolidado. Além disso, tem um meio de campo marcador e gosta de sair do contra-ataque, explorando a velocidade dos seus atacantes. Prefere, até, que a bola esteja em poder do adversario para, justamente, jogar dessa forma. Ainda tem, caso vá para os pênaltis, um goleiro que se notabiliza por ter êxito em cobranças desse tipo, que é o Felipe Alves.
O Bahia é um time mais qualificado tecnicamente, tem um meio de campo mais leve, com mais qualidade, e um ataque poderoso. São 20 gols em nove jogos na Lampions League (o melhor ataque da competição), e ainda tem o artilheiro Gilberto, com sete gols. A equipe teve três triunfos consecutivos há pouco tempo, mas, por ter jogado no Uruguai recentemente, pela Sul-Americana, tem um desgaste da viagem, que pode influenciar no rendimento físico durante a partida deste sábado, pois o Fortaleza não jogou durante a semana e ficou só treinando e descansando esperando esse grande confronto.
Serão dois grandes jogos, grandes clássicos e, com certeza, com muitas emoções. Que vençam e passem para a final os melhores, já que futebol se decide lá dentro das quatro linhas.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.