Bahia x Ceará: quem leva a Copa do Nordeste 2021?
A Copa do Nordeste ja tem seus dois grandes finalistas: o Ceará, apontado desde o início da competição como o grande favorito ao título; e o Bahia, que desde o início é apontado como um dos times capazes de estragar a festa do possível bicampeonato do Vovô.
O Ceará se tornou a grande "pedra no sapato" dos times baianos. Tem uma invencibilidade de sete jogos contra o Vitória e eliminou o rubro-negro cinco vezes nos últimos nove anos da Lampions League, e ainda eliminou o Leão, ano passado, da Copa do Brasil. Contra o Bahia não é diferente, pois o Vozão está invicto há sete jogos, venceu os últimos quatro jogos contra o Tricolor de Aço e, nas duas vezes que se enfrentaram na final (2015 e 2020), o time cearense levou a melhor. É a terceira vez que os times se encontram em uma final de Nordestão - e chegaram com muito mérito.
A melhor campanha da competição é do Ceará, tem o segundo melhor ataque, com 19 gols em dez partidas, e tomou apenas três gols. O Bahia é o melhor ataque, tem 20 gols, uma média de dois por jogo, e tem o artilheiro da competição, Gilberto, com sete gols. Será um duelo muito interessante, de dois ataques que fazem muito gol e duas defesas muito sólidas. Nos últimos seis jogos, o Ceará tomou apenas um gol. Desde a chegada do zagueiro Messias e do lateral Gabriel Dias, o Vovô é muito difícil de ser vazado.
Por sua vez, o Esquadrão também tem uma defesa muito sólida, principalmente depois da chegada de Conti e Luiz Otávio estrearam pelo time baiano. Aliás, a bola parada vai ser de grandes embates, porque são duas defesas altas. Os defensores cearenses têm 1,90 m, e os zagueiros baianos têm 1,93 m e 1,94 m. Vai ser muito interessante, também, os ataques artilheiros contra essas defesas altas.
Jogando bem desde o ano passado, no Campeonato Brasileiro, o Ceará foi reforçado e continua com um melhor desempenho nas últimas partidas. O Bahia vem jogando bem com a chegada de alguns reforços que estrearam, então é algo mais recente. Porém, mais do que isso, é a oportunidade de o futebol baiano resgatar novamente o título para o estado, já que nos últimos dois anos deu Fortaleza (2019) e Ceará (2020). A Federação Cearense, inclusive, passou a baiana no último ranking divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ocupando atualmente o oitavo lugar, um acima do estado da Bahia que, tradicionalmente, tem a hegemonia do futebol nordestino.
Portanto, serão dois grandes jogos, com duas grandes equipes que chegaram por mérito nessa final, e a gente torce para que o desfecho seja diferente do ano passado.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.