Negócios

O que move o mundo - e as empresas - são as pessoas

Colunista On: César SouzaExpert brasileiro em Estratégia, Liderança, Cultura da Clientividade e Innovation Hubs.

Engajar e comprometer as pessoas em torno de objetivos comuns, e motivá-las realmente para superar resultados desejados têm sido um eterno desafio dos líderes. Todos nós que somos líderes e gestores da empresas compreendemos perfeitamente o tamanho desse desafio, e sabemos também que não existe fórmula mágica. Cada caso é um caso e a forma de fazer isso depende muito do tipo de negócio, do propósito da empresa, do DNA dos fundadores, dos líderes, cultura da empresa, entre outros fatores.


Para mim, a pedra fundamental - o "marco zero" - é a convicção dos líderes de que reside no patrimônio humano a alavanca para o sucesso de uma empresa. Ou seja, não é nos outros fatores. Mais do que nos equipamentos, capital financeiro ou nos ativos físicos... o que move realmente uma empresa - o que move o mundo, de um modo geral -, a gente sabe que são as pessoas.


E o que faz de uma empresa normal uma campeã é exatamente essa capacidade de mobilizar as pessoas, sejam líderes, gestores ou pessoal na linha de frente, que garantem a longevidade de uma empresa. Quando essas pessoas não estão comprometidas, a empresa tem vida curta.


Aí vem o respeito pelas pessoas, pelas peculiaridade, pela diversidade, entra o carinho, o reconhecimento, o estímulo ao autodesenvolvimento e/ou o investimento na capacitação das equipes. Ou seja, uma série de fatores.


Mas existe um pré-requisito básico para tudo isso: que a empresa possua políticas e diretrizes que sejam adequadas e sejam justas, e que possua processos, também, sistemas de RH [recursos humanos] que funcionem no dia a dia. Não adianta uma coisa só sem a outra.


O espírito desenvolvimentista precisa andar de mãos dadas com corpo, e o corpo é o quê? É a infraestrutura de RH da empresa. Não adianta ter uma coisa ou outra. Uma empresa, para ser bem sucedida e para engajar e motivar as pessoas, precisa do espírito desenvolvimentista e a infraestrutura de RH.


A dica de ouro que eu gosto de dar é o seguinte: o maior legado de um líder em uma empresa, assim como também numa família, é a equipe, são as pessoas, são os outros líderes que o líder é capaz de desenvolver. Invista nisso e lembre-se, paixão por pessoas e equipes é uma matéria-prima fundamental na construção de uma empresa.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On. 

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

César Souza

César Souza

Empresário, palestrante e consultor de várias empresas da lista das "Maiores e Melhores" do Brasil, César é o presidente do Grupo Empreenda, reconhecido expert brasileiro em Estratégia, Liderança, Cultura da Clientividade e Innovation Hubs.

O World Economic Fórum, em Davos, nomeou Souza como um dos "200 Global Leaders for Tomorrow".

Ele também é autor de diversos best-sellers, que figuram em várias listas na categoria Negócio, tendo vendido mais de 400 mil exemplares, dentre os quais "Você é do tamanho dos seus sonhos", "Seja o líder que o momento exige", o provocativo "Clientividade: a arte de falar a linguagem do cliente".

Instagram: @cesarsouzaempreenda

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.