O que move o mundo - e as empresas - são as pessoas
Engajar e comprometer as pessoas em torno de objetivos comuns, e motivá-las realmente para superar resultados desejados têm sido um eterno desafio dos líderes. Todos nós que somos líderes e gestores da empresas compreendemos perfeitamente o tamanho desse desafio, e sabemos também que não existe fórmula mágica. Cada caso é um caso e a forma de fazer isso depende muito do tipo de negócio, do propósito da empresa, do DNA dos fundadores, dos líderes, cultura da empresa, entre outros fatores.
Para mim, a pedra fundamental - o "marco zero" - é a convicção dos líderes de que reside no patrimônio humano a alavanca para o sucesso de uma empresa. Ou seja, não é nos outros fatores. Mais do que nos equipamentos, capital financeiro ou nos ativos físicos... o que move realmente uma empresa - o que move o mundo, de um modo geral -, a gente sabe que são as pessoas.
E o que faz de uma empresa normal uma campeã é exatamente essa capacidade de mobilizar as pessoas, sejam líderes, gestores ou pessoal na linha de frente, que garantem a longevidade de uma empresa. Quando essas pessoas não estão comprometidas, a empresa tem vida curta.
Aí vem o respeito pelas pessoas, pelas peculiaridade, pela diversidade, entra o carinho, o reconhecimento, o estímulo ao autodesenvolvimento e/ou o investimento na capacitação das equipes. Ou seja, uma série de fatores.
Mas existe um pré-requisito básico para tudo isso: que a empresa possua políticas e diretrizes que sejam adequadas e sejam justas, e que possua processos, também, sistemas de RH [recursos humanos] que funcionem no dia a dia. Não adianta uma coisa só sem a outra.
O espírito desenvolvimentista precisa andar de mãos dadas com corpo, e o corpo é o quê? É a infraestrutura de RH da empresa. Não adianta ter uma coisa ou outra. Uma empresa, para ser bem sucedida e para engajar e motivar as pessoas, precisa do espírito desenvolvimentista e a infraestrutura de RH.
A dica de ouro que eu gosto de dar é o seguinte: o maior legado de um líder em uma empresa, assim como também numa família, é a equipe, são as pessoas, são os outros líderes que o líder é capaz de desenvolver. Invista nisso e lembre-se, paixão por pessoas e equipes é uma matéria-prima fundamental na construção de uma empresa.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.