Negócios

Clientividade: o desafio de colocar o cliente no centro

Colunista On: César SouzaExpert brasileiro em Estratégia, Liderança, Cultura da Clientividade e Innovation Hubs.

Sabemos - ou pelo menos deveríamos saber - que o cliente é a razão de ser de qualquer negócio. Isso é inequívoco. Mas o que poucos sabem é como colocar o cliente no centro do negócio, das decisões, do "modelo mental" e do coração de cada um de nós.


Realmente, esse exercício de o cliente no centro de tudo não é uma tarefa fácil, mas essa é a essência da "clientividade", palavra que inventei há algum tempo, exatamente pra expressar essa necessidade. É que não encontrava uma palavra em português que simbolizasse aquilo que é a razão de qualquer empresa: o cliente. A mais próxima era "marketing", que obviamente não é português. Então, inspirei-me em palavras como "produtividade", "competitividade", que vêm de "produto" e "competidor". Aí criei esse conceito, escrevi um livro, desenvolvi uma metodologia para criar a cultura da "clientividade" em muitas empresas.


Aqui, com meus colegas da Empreenda, a gente está muito feliz de ter ajudado várias empresas a evoluírem para um outro patamar, que é o de colocar o cliente no centro de tudo. É a arte de falar a mesma língua do cliente. Respirar cliente. Colocar o cliente no seu DNA. É estar próximo, mesmo que fisicamente distante. É "solucionamento" - e aí já vai outra palavra que também inventamos.
Clientividade é "Servir" com "S" maiúsculo. No fundo, "clientividade" é encantar o cliente, e a regra de ouro que gostaria de colocar é o seguinte:

ATENDIMENTO + RELACIONAMENTO + SOLUCIONAMENTO = ENCANTAMENTO


Ou seja, atendimento é importante, relacionamento é importante, mas isso é obrigação, porque o que realmente faz a diferença na percepção do cliente é o "solucionamento", e é isso que leva ao encantamento, quando você tem uma equação que resulta no encantamento do seu cliente. Consequentemente, vem a fidelização à marca, o amor e o carinho que o cliente tem por comprar na sua empresa.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

César Souza

César Souza

Empresário, palestrante e consultor de várias empresas da lista das "Maiores e Melhores" do Brasil, César é o presidente do Grupo Empreenda, reconhecido expert brasileiro em Estratégia, Liderança, Cultura da Clientividade e Innovation Hubs.

O World Economic Fórum, em Davos, nomeou Souza como um dos "200 Global Leaders for Tomorrow".

Ele também é autor de diversos best-sellers, que figuram em várias listas na categoria Negócio, tendo vendido mais de 400 mil exemplares, dentre os quais "Você é do tamanho dos seus sonhos", "Seja o líder que o momento exige", o provocativo "Clientividade: a arte de falar a linguagem do cliente".

Instagram: @cesarsouzaempreenda

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.