AO VIVO Últimas Notícias
04/05/2021 00h00 | Atualizado em 04/05/2021 07h45

Columcast: Nossa vida digital

Columcast: Nossa vida digital
Bob Wollheim

Ideias, reflexões e provocações sobre a vida digital. Esta é a ideia da columncast (coluna em formato de podcast) "Pensa com o Bob", de Bob Wollheim, que estreia nesta terça-feira (4/5), aqui no Aratu On.

Você pode conferir o material em vídeo, no canal Originais Aratu On, no YouTube, e também pelo perfil de Bob no Spotify:

Neste primeirmo momento, gostaria de fazer uma introdução, rapidamente. Resolvi abraçar esse projeto porque acho que ele faz sentido. Estamos vivendo um momento de transição, de grandes mudanças no mundo, e a pandemia nos convidou para um momento de isolamento, cuidado e olhar para dentro, mas também para refletir sobre a nossa vida. De repente, estamos isolados e fazendo tudo ao mesmo tempo. Não mudou só o trabalho (com todo o respeito a quem não pode trabalhar de casa), mas estamos fazendo tudo de casa. Quando "tudo parou", isso gerou um conjunto de uma nova vida.

Nossas vidas estavam dentro de "esquemões" e recebemos um grande convite para mudar. Tempos de mudança e transição são, também, quando aparecem nossos bloqueios, quando a gente retoma velhos paradigmas… e quando dá medo, sem dúvidas. É natural. É do ser humano. A minha provocação, então, é: experimenta. Esteja aberto.

Vou fazer uma coluna específica sobre isso, mas também quero falar já, um pouquinho, hoje, sobre empatia remota e online, fazendo uma outra provocação: a gente acredita que a comunicação humana, ao vivo e presencial, é sempre melhor, mas acho que esse é um paradigma errado. É um conceito – do passado – errado, porque parte do pressuposto de que, por estarmos aqui, presentes fisicamente, estamos presentes mentalmente. Do ponto de vista do nosso corpo, coração e nossos sentimentos, isso nem sempre é uma verdade. A presença do corpo não está conectada com a presença da mente e do coração.

Por outro lado, nas conexões remotas, nos meetings, na plataforma que você queira usar, no WhatsApp, sim, acontecem conexões reais. Eu tenho tido e vivenciado conexões absolutamente profundas e verdadeiras, individualmente ou em times, e no mundo pessoal tambem. Festejos de aniversários, terapia, amizades, conversas muito boas e profundas também estão acontecendo no ambiente remoto. Claro que tem uma grande diferença (e eu concordo), porque a gente não 'tromba' com essas pessoas, não se bate ao acaso, no escritório, no cafezinho, no começo ou fim de uma reunião, na rua, no shopping, bar, show, restaurante ou na praia. Isso, sim, não acontece.

Então, faço um convite: primeiro, que você repense os seus paradigmas. Não fique preso às verdades que, muitas vezes, nem são verdade, são só convicções.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.