Decoração

Novos hábitos: é preciso constância

Colunista On: Anne KellyOrganizada e Empreendedora
Novos hábitos: é preciso constância

Foto: ilustrativa/Pexels

 


Por muito tempo, muitos anos, eu tentei me interessar por uma atividade física. Eu sempre ouvi falar da importância para a saúde. E logo eu mesma senti a importancia do mexer o corpo, com minhas próprias dores. Mas sobre isso falarei mais na frente.


Eu já fiz futebol, natação, pilates, jazz, já entrei milhões de vezes na academia e já saí. Já escolhi academia próxima ao trabalho, próxima à minha casa, próxima à minha empresa e eu continuava não dando conta. Eu entrava e saía. Ficava por alguns meses e não permanecia.


As vezes que fiquei por mais tempo fazendo atividade fisica, mexendo meu corpo foi quando estava caminhando com alguém que estava no mesmo objetivo que eu. E aqui já vai uma lição: não ande sozinho. Fomos criados para nos relacionar, por mais que você não goste disso, de estar com pessoas, entenda: pra você ir para uma proxima fase você precisa estar ao lado de pessoas que desejam o mesmo que você ou que possuem o mesmo objetivo.


Em 2020, ainda em pandemia, após a reabertura das academias, eu entrei para fazer atividade fisica. E ali eu imaginei que tudo iria em frente. Veio aquela frase em mente: "agora vai". E foi mesmo. Fiquei por três meses seguidos sem faltar. Só não ia para atividade fisica aos domingos e foi assim até o segundo período de fechamento das academias em 2021, mais uma vez devido à Covid-19. E esse movimento foi o suficiente para me deixar parada por nove meses.


Nosso cérebro gosta de tranquilidade. Por isso nos acostumamos a ficar no sofá ou cama por várias horas. Por isso, nove meses se passaram sem eu perceber. Mas meu corpo sentiu. Comecei a sentir dores todos os dias ao acordar. As dores apareciam em diversos pontos do meu corpo. E comecei a me perguntar: "de onde vem essa dor?" Não bati em nada. Não caí.  Não fiz nada a mais do que faço diariamente na empresa. E veio a informação: você precisa voltar a cuidar da sua máquina. Cuide da sua estrutura.


E no dia 1º de janeiro de 2022 tomei a decisão. Aliás... várias decisões. Mas uma delas, a que vou trazer aqui, é sobre movimentar o corpo.


Eta coluna saiu hoje, dia 21 de janeiro, por que quis trazer para vocês a minha experiencia. Mas você está falando de quê, Anne? Estou falando o que aprendi no livro "O poder do hábito", de Charles Duhigg. Aprendi que um hábito novo pode ser desenvolvido diante de rotinas com consistência. Por exemplo, coisas simples como retirar o açúcar do café , você consegue repetindo isso durante sete dias. Essa eu também experimentei e há mais de quatro anos tomo café sem acucar. E recenteme tirei tambem o leite, algo que jamais imaginei conseguir. E sete dias foram suficientes também. Mas a atividade física é algo que envolve você comandar o seu cérebro – dominar no sentido de conversar com ele: eu sei que aí mora um personagem que está preguiçoso e mau acostumado. Eu vejo ele sentado no sofá, mas eu te digo, levante e vá.


Do dia primeiro até hoje, dia 21, são 21 dias que estou movimentando o corpo. Durante dois dias na semana tenho o compromisso com um treino mais firme e os demais dias me envolvo em caminhadas e pequenas corridas que variam de 15 minutos a uma hora. O que eu quero trazer pra você aqui é que a constância mantida tira você da zona de conforto. Como ouvi um dia desses, basta você levantar o pé que Deus dá o chão. Ou seja, dê o primeiro passo e siga firme. Essa foi minha experiência. 


É assim também com a organização. Você pode querer se tornar uma pessoa mais organizada. Afinal, nessa coluna, proponho-me a falar sobre esse universo. Para quem não nasceu com o dom da organização, você pode, sim,  desenvolver para se tornar uma pessoa organizada. Se todos os dias você tiver a disciplina, durante 44 dias, você conseguirá viver esse estilo de vida. São pequenas ações diarias (tarefas) para você se desafiar: tirar e colocar no lugar.


Neste momento, minha sugestão seria o uso de uma agenda digital, a exemplo do Google Agenda, porque nela você pode colocar despertador, alerta para te lembrar a manter o ritmo da frequência. Falo isso por experiencia própria. Anos atrás eu fazia minha agenda de papel, mas esquecia de olhar. De que adiantava? Nada mesmo. Por isso, use uma que traga alarme ou coloque alarme no celular para lembrar de abrir sua agenda de papel. Antes de entrar nesse processo de desenvolover esse novo estilo de vida “organizado”, volte algumas leituras e realize um sistema de organização na sua casa, para as suas coisas. Caso você não consiga fazer sozinha(o), contrate uma profissional de organização para te ajudar nesta etapa. Lembre de não caminhar só. Conecte-se com pessoas organizadas, observe como elas agem no dia a dia. E modele elas. "Anne, o que é modelar?"  É você se inspirar e pegar a frequência dessa pessoa e aplicar no seu dia a dia, à sua maneira. 


Agora você tem uma tarefa pra fazer:


1 - Organize seus espaços de forma profissional, seguindo as principais etapas;

2 - Desenvolva a constância. Tire e coloque no lugar todos os dias;

3 - Faça o uso de uma agenda digital com alertas e lembretes para te ajudar a seguir o plano do dia;

4 - Ande com pessoas que você considera mais organizadas que você;

5 - Mantenha o ritmo durante 44 dias.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Anne Kelly

Anne Kelly

Foi inspirada pela "bagunça" que eu decidi mudar minha vida mergulhando fundo no mundo da organização. Como esse não era um dom nato, foi preciso muito estudo e dedicação para que o que, antes, era apenas um desejo de melhorar minha qualidade de vida se tornasse a fonte de renda da minha família. Há cinco anos fundamos a Harmo, loja especializada em organização onde levamos muita orientação e transformação, gerando bem estar, praticidade e felicidades para as pessoas.

Instagram: @lojaharmo.organize

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.