Golpes do PIX tendem a aumentar? Aprenda a se proteger
Golpes do PIX tendem a aumentar? Como se proteger nesses casos?
Com a popularidade crescente do PIX como método de pagamento instantâneo no Brasil, a preocupação com os golpes relacionados a essa modalidade de transação financeira também tem aumentado.
Os golpes do PIX podem aumentar por causa da adesão massiva de pessoas e empresas pela rapidez nas transações e pela pouca conscientização dos usuários acerca dos cuidados contra fraudes. Então, fique atento aos e-mails e mensagens que imitam comunicação de bancos, atenção aos perfis falsos, links solicitando pagamentos urgentes e ofertas enganosas de produtos e serviços.
Proteja-se! Descofie de urgências, nunca clique em links suspeitos, ative a autenticação em dois fatores em suas transações bancárias e configure limites seguros para transações fora do horário comercial. Além disso, use sempre aplicativos oficiais dos bancos ou instituições financeiras.
Se você suspeitar que foi vítima de um golpe, é crucial que, imediatamente, entre em contato com seu banco para tentar bloquear a transação e tomar, obviamente, medidas legais registrando a ocorrência. Mantendo-se informado e tomando medidas proativas, você pode desfrutar dos benefícios dessa tecnologia com pouco mais de segurança.
Saiba mais sobre o PIX
Forma de transação mais utilizada no Brasil atualmente, o PIX já foi tema de outras colunas do contador, professor e empresário André Luis no Aratu On. Boletos pagos via PIX; PIX automático e proteção do celular para evitar golpes foram alguns dos artigos.
Confira abaixo:
- PIX automático pode revolucionar sua empresa; saiba como
- PIX: aprenda a proteger o celular e evitar golpes
- Boletos pagos via PIX: você já aderiu?
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).