Ganha mais, paga mais: entenda mudança na tabela progressiva do IR
Mudança na tabela progressiva do imposto de renda a partir de 2026: vamos entender como vai funcionar e o que isso significa na prática para o nosso bolso?
Primeiro, o que é essa tal de tabela progressiva?
Basicamente, é o sistema que define quanta gente vai pagar de imposto de renda, dependendo do quanto a gente ganha. Agora, com a atualização prevista para 2026, a tabela vai ter alguns ajustes que prometem ser mais justos. Então, se você está na faixa de menor renda, vai perceber que o desconto no seu pagamento vai ser menor, ou seja, você vai pagar menos imposto.
Por outro lado, quem está na faixa de renda mais alta vai precisar preparar o bolso, porque o desconto do imposto pode aumentar.
O intuito é que as pessoas que ganham até dois salários mínimos estejam isentos de tributação.
Na qualidade de contador e gestor financeiro, oriento dar uma olhadinha na faixa de rendimento e verificar como você se encaixa nessa nova tabela.
Atenção, a tabela progressiva mensal do imposto de renda foi atualizada por Medida Provisória (MP) e só após a aprovação do Congresso dentro do prazo legal que terá sua continuidade.
Ficar atento a essas mudanças pode fazer a diferença na hora de planejar as suas finanças. E qualquer dúvida, vale procurar, obviamente, um profissional contábil de sua confiança para dar aquela força, não é?
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).