Colunista explica como utilizar o FGTS Futuro para financiar um imóvel
Você já ouviu falar em Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)? Comum, não é? E sobre FGTS futuro? Se a resposta foi "não", vou explicar.
Se você tem renda de até R$ 2.640,00 por mês, fique atento, pois a Caixa Econômica Federal iniciou, no último dia 8 de abril, a contratação de financiamentos para habitação utilizando o FGTS Futuro. Se estiver adequado à renda máxima de R$ 2.640, além dessas particularidades direcionadas, poderá adquirir imóveis novos e usados pelo programa "Minha Casa Minha Vida".
Na contratação do crédito habitacional, o titular da conta vinculada do FGTS deverá autorizar a caução dos créditos disponíveis das contas do FGTS por um prazo de 120 meses, e tudo isso poderá ser feito pelo aplicativo do FGTS também.
Quem trabalha de carteira assinada tem um FGTS depositado pelo empregador todos os meses, o equivalente a 8% do seu salário. No que tange o FGTS Futuro, é facultado ao trabalhador utilizar esse valor para complementar a capacidade do pagamento na obtenção de financiamento habitacional do programa Minha Casa Minha Vida, como se fosse uma garantia, em seus depósitos futuros, na conta vinculada do FGTS.
Nesse contexto, o trabalhador poderá ter acesso a um financiamento maior para aquisição do seu imóvel. Agora, se o trabalhador for demitido, ele não poderá sacar o saldo da conta que estiver comprometido com financiamento do imóvel. Os valores a mais disponíveis na conta do FGTS serão utilizados para reduzir a dívida, exceto o correspondente à multa rescisória de 40% no caso de demissão.
Importante: a medida é válida apenas para os novos contratos de financiamento. Na qualidade de contador, destaco a atenção para o processo de contratação, até porque a decisão é exclusiva do trabalhador. A Caixa Econômica Federal deverá apenas esclarecer para sua tomada de decisão. Esse entendimento é fundamental, pois os valores serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.