Como a Taxa Selic impacta na vida dos brasileiros?
Vamos entender o que é a taxa Selic e como ela impacta na vida de consumidores? Creio que, se não conhece, já ouviu falar, pelo menos, alguma vez na vida.
Selic - que significa "Sistema Especial de Liquidação e Custódia" - é a taxa básica que o Banco Central (BC), por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), determina para controlar a inflação (a alta dos preços). Essa pauta tem ganhado destaque na mídia, principalmente com o boletim Focus divulgado pelo BC destacando a possibilidade da Taxa Selic fechar em 10%, com a diminuição prevista de 0,5%. A evidência se torna relevante quando as projeções de médio prazo já trazem um percentual previsto para 9%.
Quando a Selic está em alta, as taxas de juros para financiamentos e empréstimos normalmente também estão em alta, fazendo com que o crédito fique mais caro para as empresas e consumidores. Isso desestimula o consumo.
Mas se temos uma baixa, perceba a relação inversa: mais crédito no mercado, por ser mais acessível, o que incentiva o consumo, aumentando a circulação de dinheiro. Entretanto, com o aumento da demanda, a inflação pode entrar em cena. Nesse contexto, a Selic pode ser controlada para fazer esse equilíbrio no mundo dos negócios, dos consumidores e na variável giro econômico.
Na qualidade de contador, saliento que a queda da Selic afeta os negócios e, consequentemente, são relevantes para os consumidores, no qual destacamos a possibilidade do aumento do consumo e da demanda por mais produtos no mercado - que por sua vez provocará mais emprego e renda.
Por isso, reforço a importância da Selic, para que possamos ter uma economia equilibrada dos setores e de nós consumidores, além de precisarmos, cada vez mais, aproveitar o momento para o investimento consciente, a fim de transitar nesta onda de flutuação da Taxa Selic da melhor forma possível.
https://youtu.be/6lhCta-clv8
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On