AO VIVO Últimas Notícias
09/05/2024 15h50 | Atualizado em 09/05/2024 16h33

Reforma Tributária: quais os impactos para os empreendedores?

O valor elevado da alíquota pode afetar os custos do empreendimento, dificultando um pouco a competitividade no mercado

Reforma Tributária: quais os impactos para os empreendedores? Foto: Ono Kosuki/Pexels
André Luis

É sabido que a Reforma Tributária vem de um processo que, de fato, sairá do papel. Entretanto, percebe-se que discussões e encaminhamentos serão feitos para atender muitas demandas nos mais variados setores. A última novidade é que foi encaminhado para a possível aprovação, até julho deste ano, uma alíquota de 27,5%. Segundo a revista Forbes Money, trata-se da maior alíquota do mundo.

Diante desse cenário, quais os impactos para os empreendedores? Primeiro, pode estremecer a relação com os consumidores, pois a tributação tem o seu custo repassado nos preços dos produtos. O valor elevado da alíquota pode afetar os custos do empreendimento, dificultando um pouco a competitividade no mercado. Nesse contexto, prejudica a geração de empregos, remuneração de trabalhadores e, sobretudo, o giro do empreendimento com mais qualidade.

Na posição de contador, saliento que os empreendedores deverão – cada vez mais – estudar viabilidades e estratégias para manutenção da sua competitividade. Não tenho dúvidas que a aplicabilidade de variáveis ligadas à gestão poderá contribuir, até porque um planejamento ajudará no pagamento de menos tributos. Então, com a alíquota proposta, a tributação provocará impactos negativos para o empreendedor, entretanto são necessários mais estratégias para ajudar a amenizar este processo, a fim de se manter estável no mercado.

Empreendedores, vamos nos preparar e nos adequar ao novo modelo de mercado e tentar se antecipar aos impactos tributários que estão por vir.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.