AO VIVO Últimas Notícias
06/02/2024 18h49 | Atualizado em 06/02/2024 18h49

O Carnaval e o cartaõ de crédito: contador dá dicas para não se enrolar

O Carnaval e o cartaõ de crédito: contador dá dicas para não se enrolar
André Luis

Estamos em um período em que muitas pessoas compram usando o cartão de crédito, inclusive camarotes e blocos do Carnaval. Neste contexto, o parcelamento é uma opção que vira regra para muitos. E aí esse parcelamento do cartão de crédito é um vilão ou uma solução?

Uma análise que precisa ser feita é que o cartão de crédito é uma modalidade de pagamento. Pode se tornar um vilão caso seu uso seja inadequado e, de forma imediatista, pautado nas compras por emoção, onde colocamos os nossos desejos à frente do que, de fato, podemos adquirir com segurança.

Muitos brasileiros usam limite no cartão com um valor ordinário que irá obter todos os meses, entretanto, contra o uso uma bola de neve tende a acontecer com as dívidas que serão acumuladas. Por outro lado, pode ser uma solução – quando existe um planejamento e equilíbrio financeiro, no qual a inteligência empreendida nos gastos lhe trará uma segurança para desembolsos futuros. Ou seja, gastar apenas o que pode pagar é o ideal para as finanças equilibradas.

Na qualidade de contador, oriento que realize escolhas que caibam no seu orçamento. Sendo assim, neste Carnaval e nos momentos festivos, que ativamos os gastos pelos desejos e emoção, é importante planejar, fazer contas e pesquisar preços, além de verificar condições para evitar uma decisão precipitada. Com essa organização, você poderá fazer um bom uso do dinheiro, com mais pesquisas e gastos qualificados na análise do custo-benefício,  associada à negociação e à capacidade financeira, além do melhor poder de compra, em virtude da ausência ou pequenas obrigações que serão evidenciadas nos meses seguintes.

Então, se você vai usar o cartão de crédito no Carnaval, por favor, com consciência.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On