AO VIVO Últimas Notícias
13/12/2023 19h11 | Atualizado em 13/12/2023 19h11

Conheça algumas funções do PIX que vão bombar em 2024

PIX automático e recorrente são destaques nesta coluna do contador, professor e empresário André Luis

Conheça algumas funções do PIX que vão bombar em 2024 Foto: ilustrativa/Pexels
André Luis

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o PIX e algumas modalidades que muitos ainda não conhecem que será comum no ano de 2024. Sabemos que se trata de um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, lançado em novembro de 2020.

O PIX permite a transferência de recursos de maneira rápida e segura, 24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer dia do ano. As transações podem ser realizadas utilizando chave de acesso como número de telefone, e-mail, CPF, CNPJ ou aleatoriamente geradas, o que simplifica o processo de pagamento e recebimento de valores.

Além disso, o PIX também oferece a possibilidade de realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais por meio de um QRCode, tornando as transações mais ágeis e práticas para os consumidores e comerciantes.

O PIX tem se mostrado uma alternativa eficiente e conveniente para os usuários e tem impactado significativamente a forma de como os brasileiros realizam transações financeiras.

Sobre algumas novidades, quero evidenciar o PIX automático e o PIX recorrente, que são dois tipos de transações que podem ser feitas utilizando o sistema de pagamento instantâneo disponível no Brasil. O automático permite que o usuário cadastre-se uma chave PIX para que os pagamentos sejam feitos de forma automática, sem a necessidade de autorização a cada transação. Isso é útil para pagamentos ordinários, como assinatura de serviços, mensalidades entre outros.

Já o recorrente é uma funcionalidade que permite agendar pagamentos regulares como mensalidades, aluguéis, conta de consumo, entre outros, de forma automática e recorrente, sem a necessidade de autorização a cada transação.

Na qualidade do contador, destaco que os dois tipos de transações oferecem praticidade e agilidade para os usuários, facilitando o processo de pagamento das contas e transações regulares. E, no geral, sabemos que qualquer movimentação em conta passa a ter o maior monitoramento sobre as transações financeiras, mas é uma situação inevitável em qualquer modalidade, até porque os valores em espécies já estão diminuindo bastante no Brasil.

Então, atenção às novidades para 2024, pois O BC deve divulgar, em breve, as novas ferramentas para o PIX.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.