Em tempos de mar revolto, o tripé Visão-Missão-Valores é o nosso melhor guia
“Um núcleo forte permitirá que você navegue por qualquer tormenta”
Num período de muitas perdas humanas, de incertezas e de muitas tensões - para muitos de nós, o mais difícil momento que já enfrentamos - disseminar mensagens de ânimo e de lucidez é quase uma obrigação moral. Por isso, ao ler o artigo do André Ferraz (jovem empreendedor pernambucano), senti a necessidade de compartilhar a essência de sua mensagem.
Conheci o André recentemente, numa entrevista que fez parte de um evento que organizei para conectar startups e investidores. André é fundador das startups In Loco e, mais recentemente, Incognia. Hoje vive e lidera o time da Incognia em São Francisco-EUA.
Ao longo dos últimos 18 meses a startup fundada pelo André (In Loco) - que vinha numa trajetória de sucesso e forte crescimento - viu seu mercado virar de cabeça para baixo e comprometer a continuidade de sua operação. Isso se deu em função de movimentos agressivos feitos pelo Google e Facebook, e certamente pelos desdobramentos econômicos da pandemia.
Em tempos de mar revolto, Visão - Missão - Valores foram os guias para que André e o time da Incognia seguissem navegando.
“Sempre acreditei na importância de seguir a sua visão, missão e seus valores. São essas coisas que constituem a essência da sua empresa. Se você tiver um núcleo forte, ele permitirá que você navegue por qualquer tormenta que a vida jogue sobre você.”
Acredito também na importância de se ter uma visão de longo prazo (“ajuda a mantê-lo focado, não importa o que a vida jogue em você”) e de se construir uma cultura forte que te permita mudar a rota, sem perder o rumo.
Assim como para o André Ferraz e seu time, o mês de março de 2020, “início da pandemia” no Brasil, também colocou em cheque muitos dos investimentos que fizemos pela Lighthouse (a Lighthouse é uma empresa que investe em startups e hubs de inovação), trazendo grandes dúvidas sobre o valor de tudo que vínhamos construindo.
Ao longo dos últimos doze meses passamos por momentos duros, mas foi este período de muita tensão que nos mostrou o poder do exercício dos nossos valores essenciais e nos fortaleceu como grupo. A crise nos aproximou como executivos e pessoas. Aqui falo do time da Lighthouse e dos fundadores das startups onde temos investimento. Ampliamos a transparência, a colaboração e nos tornamos mestres na arte de lidar (e crescer!) com os erros.
Estamos saindo (muito bem, por sinal!) desse período mais agudo de crise. Em março deste ano, anunciamos a compra de uma de nossas investidas, a fintech de investimentos Kinvo, pelo banco BTG Pactual.
Não há dúvida de que o que nos guiou - a nós da Lighthouse e aos fundadores das empresas do nosso portfolio – foram a nossa visão de futuro e nossos valores, compartilhados e exercitados com humildade e resiliência por todos.
“Construa uma cultura que permite (permita) que você gire. Os principais elementos são agilidade, colaboração e transparência.
Havíamos criado uma cultura forte em torno de agilidade e colaboração, e esses se mostraram elementos essenciais para navegar num período de incerteza. Como equipe, reconhecemos que erros acontecem e usamos isso para desenvolver uma cultura ágil, permitindo que as pessoas experimentem rápido e falhem.”
Ancorado no tripé Visão - Missão - Valores, André reinventou o seu negócio e fundou a Incognia, que muito rapidamente encontrou o caminho do crescimento e já é um player reconhecido na área de digital identity. Em março de 2021, a empresa foi certificada como Great Place to Work - GPTW, com 94 pontos, num total de 100 pontos possíveis.
Parabéns ao time da Incognia pela inspiração, força, competência e compromisso com o avançar sempre. Vale muito a pena ler o artigo completo escrito pelo André, sopro de ânimo e lucidez. Incognia is a great place to work!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.